Ele se tornou instantaneamente fácil de se encontrar pelas ruas após o lançamento, em outubro de 2011. E chegou desbancando o líder do segmento de aventureiros urbanos. Eis o Renault Duster, modelo derivado de Logan e Sandero e que tem como principais atributos o design parrudo e o ótimo custo-benefício.
Apresentado como Dacia Duster em 2010, o modelo teve algumas alterações (na grade do radiador e no interior), mas manteve seu estilo com muitas linhas retas, onde é perceptível alguns elementos semelhantes ao Sandero (maçanetas, retrovisores e desenho das portas). Particularmente achei o Duster feio (em rodas de conversa, sempre o comparo a um Jeep Cherokee batido), mas é um avanço em relação ao EcoSport, que não consegue mais esconder que foi lançado em 2003.
O interior da versão avaliada (1.6 16V Expression) chama a atenção não pelo acabamento, longe de ser requintado, mas pelo espaço interno: acomoda cinco adultos altos. Este Duster conta com airbags duplos, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, porta-trecos acima do airbag do passageiro, ar-condicionado e assento do motorista com regulagem de altura. Mas as rodas eram de aço e não havia sistema de som – ao menos há espaço para aparelhos Double-DIN.
Curiosamente, o porta-malas varia de tamanho de acordo com o tipo de tração. Os Duster 1.6 e 2.0 4x2 possuem assoalho rebaixado em relação ao 4WD, e levam 475 litros de bagagens.
Já a versão com tração nas quatro rodas leva 400 – ainda assim uma boa capacidade, especialmente em relação aos 296 litros do EcoSport. Outra vantagem sobre o Ford é a posição do estepe. Tudo bem, ela fica sob o carro, mas é um local melhor do que na tampa traseira – não atrapalha a visão, está menos exposto a danos e roubos e evita amassar o carro de trás. E a tampa do porta-malas abre para cima, livre do peso adicional e dos ruídos oriundos do estepe.
O motor 1.6 16V equipa outros modelos das marcas Renault e Nissan, como Sandero, March, Symbol, Livina e Logan. No Duster, que pesa 1258 quilos, os 110/115 cavalos e 15,1/15,5 mkgf (com gasolina/etanol, respectivamente) são suficientes. O capô é sustentado por amortecedores, livrando o ato desconfortável de segurar a vareta (hábito que ainda é exigido em modelos mais caros).
Os preços estão competitivos. Por R$ 51 800 dá para levar um (abaixo) – com para-choques pretos e rodas de ferro; ar, direção, vidros e travas elétricas, mas sem airbags.
O Expression avaliado sai por R$ 54 100, com airbag duplo e para-choques parcialmente pintados. ABS, só na versão Dynamique 1.6, por R$ 58 100 (ou R$ 61 800 com motor 2.0, R$ 65 800 com câmbio automático e R$ 66 100 com tração 4x4 e câmbio manual).
Veredicto: o público que até então era atraído pelo EcoSport pode optar seguramente pelo Duster: é um carro mais robusto, mais espaçoso e com mais vantagens que o Ford, que se ressente por ter uma carroceria menor. É verdade que hoje é possível levar o Eco com grandes descontos, mas a dica é que eles sejam de 15% a 20% do valor do carro para compensar a desvalorização acentuada que ele terá quando chegar a nova geração, em meados de 2012. Há outras opções de aventureiros leves no mercado – CrossFox, AirCross, Palio Adventure, e o próprio Sandero Stepway – nenhum com carroceria exclusiva. Mas se você se entusiasmou com o Duster, saiba que a Renault poderá dar descontos quando chegar a nova geração do EcoSport.
Nota Final
8,8
Comentários
Eu comprei um Duster e estou muito feliz, foi um expression! Não sinto necessidade de 4×4 onde mooro, é robusto e por onde passo os carros menores dão lado pra passagem dele… imponente, sem dúvida. APROVADO!
RECOMENDO A TODOS, UM SUPER CARRO!
Tenho um Duster 4x4, naturalmente 2.0.
O consumo do 2.0 é maior, mas compensa pela força.
O 1.6 é mais econômico, mas em ultrapassagens e em subidas vai perder folego.
Eu recomendo. Entendam bem meu comentário, compatível com o custo/benefício.
hoheadnole
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