Avaliação da nova Chevrolet S10

 

Quem chega de cara nova no mercado brasileiro - aliás, tudo novo - é a nova Chevrolet S10. A picape média líder de vendas desde o lançamento (1995) recebe uma remodelação completa, com tudo para encarar de frente as reestilizadas Hilux e L200 Triton, a recente Amarok, a Frontier de motor novo e a futura Ranger (que será apresentada no Brasil ainda no primeiro semestre). Mas, deixemos a concorrência de lado: vamos ver o que a nova S10 traz para o consumidor.


A Toyota Hilux definitivamente fez escola ao mudar em 2005, e se tornar a referência do segmento. A S10 passou por várias reestilizações sobre a mesma carroceria nestes 17 anos de carreira: em 1999 ganhou frente nova; em 2001, ficou mais "quadrada", com desenho mais musculoso; em 2005, teve a frente suavizada e em 2008 passou pela atualização mais mal-vista de sua trajetória, com vários elementos que poluíam o visual, como o falso scoop e o grande aplique de plástico na tampa da caçamba. Nos últimos anos, a picape vendia muito por ser uma opção mais em conta no segmento e por ter motor bicombustível. Só que há tempos, ter uma S10 não indicava mais possuir status. Felizmente, tudo mudou - e a velha S10 deixa de existir.

 

A frente, como você viu, possui os mesmos traços de outros GM locais e globais - Agile, Cobalt e Cruze são alguns exemplos. Mas na S10 o resultado agrada muito. E, apesar da semelhança da lateral com a Hilux, ao vivo a picape Chevrolet aparenta ser bem mais moderna, contrastando com a última mudança da picape Toyota, no final de 2011.

 

A S10 é a mesma picape Colorado vendida no exterior desde o ano passado. Durante a matéria, manteremos o foco na versão LT 4X4 2.8 Diesel (CTDI) cabine dupla automática, que provavelmente deverá ser a versão mais vendida do mix que abrange 12 combinações, mas falaremos também da versão LTZ (a S10 Branco Mahler das imagens). Infelizmente não tivemos acesso à versão LS, opção de entrada. Ela traz rodas de ferro, para-choques traseiros pretos, direção hidráulica e freios ABS (somente nas rodas de trás).

Versão LS cabine simples (Foto: Divulgação)
A S10 mudou totalmente também por dentro. O painel possui instrumentos agrupados em "binóculos" (cúpulas retangulares, como no Chevrolet Camaro). Infelizmente ela só tem os airbags frontais (mesmo na versão LTZ), que estão disponíveis desde a versão LT 4x2. Os comandos de ar-condicionado são iluminados pela cor "Ice Blue", típica dos Chevrolet atuais. Nas versões mais completas, há comandos no volante do câmbio automático e do sistema de som. E o espaço interno melhorou bastante. Só há o incômodo de não ter no que se apoiar para entrar na cabine na S10 LT.


A nova S10 possui duas opções de transmissão. A manual de cinco velocidades e a automática, de seis marchas com recurso Active Select (vem no pacote R7K, por R$ 5000 a mais). No mercado de picapes médias, o câmbio automático quase sempre é um item requisitado pelos consumidores. 


A versão LT possui algumas diferenças visuais em relação à LTZ. As rodas são aro 16'' (17'' na LTZ), com estilos diferentes (sempre com seis raios). Algumas partes (maçanetas, carcaças de retrovisores, molduras de faróis de neblina e para-choques traseiros na cor da carroceria (elas são cromadas na versão mais completa). Estribos e faróis com projetores estão na versão LTZ.


Piscas são de série a partir da versão LT





O motor 2.8 CTDI (Common-Rail Turbodiesel Injection), preparado para receber 10% de biodiesel no tanque, teoricamente seria o mais potente da categoria, não fosse a intervenção de última hora da Nissan sobre a Frontier, que pulou de 172 para 190 cavalos. Voltando à S10, são gerados 180 cv (um avanço de 40 cavalos em relação ao propulsor anterior, da MWM) e 47,9 kgfm de torque a 2000 rotações por minuto. A GM declara 180 km/h de velocidade máxima para o modelo Diesel. Durante o test-drive, observamos silêncio ao rodar e boa filtração das irregularidades do piso, mérito do ajuste da suspensão e dos pneus 245/70 (ou 255/65).


Mesmo o motor 2.4 FlexPower herdado da S10 antiga recebeu alterações. Manteve a potência máxima de 147 cavalos com etanol, mas pulou dos 21,9 kgfm de torque para 24,1.


E como vão as coisas na caçamba? Para abri-la, assim como o capô, é necessário uma força razoável (mais do que em concorrentes como a Frontier) e a capota marítima e o protetor de caçamba são itens acessórios. Mas pode levar até 1303 quilos (1201 com tração 4x4) e 1570 litros de bagagem, na versão cabine simples. A versão cabine dupla 2.8 4x4 tem menos pique para levar cargas: 1039 quilos e 1061 litros. Os preços partem de R$ 58 868 na versão LS cabine simples 2.4 sem opcionais, chegando a R$ 135 250 na versão LTZ 2.8 cabine dupla automática. A LT 2.8 4x4 cabine dupla sai por R$ 109 500 (R$ 10 600 a mais que a mesma versão com tração 4x2).


Veredicto: enfim a S10 se reinventou, e tem tudo para manter sua liderança em vendas. Atualmente, é uma das picapes médias de melhor custo-benefício do mercado. Claro que não podemos desconsiderar a nova Amarok com transmissão automática de oito velocidades, ou a nova geração da Ranger. Mas quem se encantou com o design atraente, o bom espaço interno, a ampla caçamba e o motor eficiente da nova S10 pode comprá-la sem ter receio de ter feito uma má compra.

Nota Final

9,2

GALERIA DE IMAGENS

Tração nas quatro rodas pode ser selecionada por um botão giratório no console, a até 120 km/h
Racks de teto suportam até 75 quilos

S10 LT possui rodas aro 16''...

...mas não possui lanternas compostas por LEDs



Bônus! Vídeo da avaliação da Chevrolet S10 2013



Agradecimento | Canadá Veículos

Comentários

Juliano disse…
Avaliação com o carro parado? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'

Põe o carro pra andar, pô!
Anônimo disse…
ALGUÉM KE JA TENHA ESSA NOVA S10 , poderia me dizer qual a media de consumo na CIDADE E NA ESTRADA ??...LÉIA DE FLORIPA - SC .
Anônimo disse…
Bom dia!
A minha é uma lt diesel 4x4 automática e na estrada a 110km/h faz +- 12..12,4km/lt. Em modo de piloto automático chega a 12.7km/lt.
Anônimo disse…
Boa tarde!

voce sabia que a nova s10 ,possue o pneu sobressalente diferente dos outros 4.? Isto mesmo , 4 sao h/t e o sobressalente e at, ou seja sao incompativeis para rodarem no mesmo eixo.Ja reclamei e a GM DIZ QUE ESTA ESTUDANDO O CASO POREM, NAO DA SOLUÇAO.
Anônimo disse…
Bem, estou com uma LT 4x4 diesel automática. Ela faz 6,5 na cidade e 11,8 na estrada. Dizem que quando amaciar o motor ficará mais econômica. Espero que seja logo...
Anônimo disse…
essa s10 2.8 180 vc e um lixo de motor com 22000 mil km ja ta na consecionaria com motor falhando ja trocaram varias peças e nada de resolverem pior invetimento da minha vida ela e um lixxxoooo nao e economica porra nenhuma so da 6,4 a 7 lixo mesmo
Anônimo disse…
Sou proprietario de uma s10 ltz 2014 com 35,000km...Com 5000km ficou impossivel andar discos de freio empenaram,foi realizada a troca n garantia e com 11000km de novo mesmo problema porem fui informado que nao havia mais garantia.
Com 15000km comecou uma falha quando acelerava mais forte, ela apresentava uma especie de corte de combustivel,sem contar as milhares de vezes que acendia a luz de injecao e o carro malemal andava,toda revisao eu reclamava do problema ate que agora com 35000km e 1 ano e 1 mes de uso resolvi deixar a camionete la para que fosse feito oque for preciso para arrumar.
E sabe oque aconteceu???!!!!
Ela agora nao tem lenta,o carro treme inteiro e apaga.Tentaram culpar o diesel o proprietario da concessionaria chegou até mesmo tentar me culpar dizendo que tenho o pé pesado etc.Os procedimentos realizados foram limpeza de tanque,colocaram aditivo,limpeza de bico e por ultimo desmontaram o motor praticamente inteiro e trocaram a bomba de combustivel de alta pressão e querem saber o resumo de tudo isso??!!Estou a 60 dias sem camionete e ainda não conseguiram arrumar e para completar a gm depois de 20 dias e mais de 40 ligaçoes para o 0800 eles me liberaram um onix...sim um onix,comprei um carro de 135.000 reais e estou com um onix inclusive com o eixo traseiro torto.