Chega de falar do ano que passou. 2012 começa com tudo para ser um ano importante para os fãs de automóveis! Além do Salão do Automóvel de São Paulo (de 17 a 28 de outubro de 2012), vai ter muita novidade pela frente!
Audi: trará alguns dos lançamentos recentes: o utilitário-esportivo Q3, que concorrerá com o BMW X1; o A1 Sportback, de quatro portas; a nova linha A4 e A5 (todos os modelos passaram por renovações visuais), o A6 Avant e, possivelmente, mostrará o novo Audi A3 no Salão de São Paulo em 2012.
BMW: os novos Série 1 e Série 3, os produtos mais vendidos da montadora alemã no Brasil, foram renovados e estréiam no Brasil até o fim do primeiro semestre de 2012. No segundo semestre chega o novo M5.
Chevrolet: começa o ano lançando a nova picape S10, que será mais cara que o modelo à venda. Em junho chega o Cobalt 1.8 automático, logo depois do Cruze Hatchback e da dupla de minivans PM5 e PM7. Ainda estão agendados o novo Malibu, a nova Blazer e os Sonic hatch e sedan, além do Agile 1.4 Easytronic (automatizado).
Chery: o Face tornou-se Flex recentemente, e deverá ser seguido por outros modelos da marca, mais especificamente pelo compacto S18, apresentado no Salão de São Paulo de 2010, deverá ser vendido aqui, por valores superiores aos do QQ, que será re-estilizado, assim como o Tiggo. No segundo semestre chega o Fullwin II, também flex-fuel, que aqui será vendido com outro nome.
Citroën: o novo C3 finalmente fará sua estreia, no segundo semestre de 2012. O compacto de imagem DS3 está confirmado para o Brasil, e a Citroën planejava importar também o DS4 e o DS5 até o aumento do IPI.
Chrysler: se por enquanto ela só oferece a Town & Country, o novo sedan 300 passa a ser importado para o Brasil.
Fiat: depois do Palio, o próximo lançamento da montadora será o novo Siena – que deverá ser bastante promovido nas propagandas do Big Brother Brasil... Ao longo do ano, alguns modelos serão re-estilizados: Siena EL, Palio Weekend e Strada, que basicamente ganharão novos para-choques e detalhes de acabamento. O Punto ficará semelhante ao europeu, no segundo semestre. E em breve, o novo Palio ganha opção de teto-solar (especula-se que ele ganhará uma versão acima da Sporting, com motor 1.8).
Ford: a montadora apresentará no dia 4 deste mês o novo EcoSport, em Brasília. Dias depois, será a estréia do novo Fusion, que deverá ser importado já no segundo semestre. Outro importante lançamento da marca é a nova Ranger.
Hyundai: a montadora coreana se prepara para dois importantes lançamentos: HB e novo i30, marcados para outubro/novembro. No decorrer do ano, o Sonata ganhará motor 2.0 e deverá ficar ligeiramente mais barato.
JAC: em março ocorre a estréia do sedan médio J5, enquanto o J2, que concorrerá numa faixa de preços abaixo do J3, fica para o último trimestre do ano.
Kia: dois modelos já comercializados no exterior – Optima e Rio – deverão fazer sua estréia no Brasil. Além disso, a nova geração do Cerato (ainda não revelada) possivelmente estará no Salão de São Paulo.
Nissan: até o final do primeiro semestre, quem está pensando num March poderá equipá-lo com freios ABS – por enquanto, o hatch vem com airbag duplo de série desde a versão básica, mas os freios antitravamento não constam nem como opcional. O Livina também deverá passar por mudanças leves.
Peugeot: a montadora traz o 308 (ligeiramente diferente do europeu), o 508 (para concorrer com o VW Passat) e o 408 ganha o motor 1.6 THP do crossover 3008.
Renault: em 2012, haverá a estreia do Fluence Turbo, para concorrer com o Linea T-JET e o futuro 408 1.6 Turbo. Além disso, o Clio será totalmente remodelado e apresentado no segundo semestre de 2012 – serão mudanças profundas, a ponto de não se ter certeza se o nome permanecerá o mesmo.
Toyota: terá apenas três novidades em 2012 – nos dois extremos da tabela. O Camry será substituído pela nova geração global (e não o modelo vendido nos Estados Unidos, mais arrojado). No segundo semestre chegam o Prius e o compacto Etios nas versões sedan e hatchback, que deverão ter alterações específicas para o Brasil.
Volkswagen: no fim do primeiro semestre, chega a linha Gol renovada – a principal novidade é a frente, que será inspirada na do Fox. No Voyage, a traseira muda profundamente, enquanto que na Saveiro e no Gol, deverão haver apenas lanternas com redistribuição de luzes e novos para-choques. No segundo semestre, vêm importados os novos CC e Beetle. E a Amarok, enfim, ganha o câmbio automático.
Que venha, então, um feliz 2012!
Projeções
Audi A3 | Júlio Max
Hyundai HB | Ítalo Borges exclusivo para o Auto REALIDADE
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).