Chevrolet Cobalt: a razão em primeiro plano



Raramente dou minhas opiniões sobre um carro quando pouco sabe-se dele. Não foi diferente quando surgiu o Chevrolet Cobalt, o “projeto GSV” baseado na plataforma do Opel Corsa D e que será utilizada pelas minivans PM5 e PM7. Apresentado como carro-conceito no Salão de Buenos Aires e disponibilizado à venda nas concessionárias a partir de dezembro, nasceu dividindo opiniões. E não poderia deixar de avaliar o lançamento para emitir estas opiniões...


Beleza é bom

Se você não gostou do que viu nas fotos, sua impressão vai piorar ao vê-lo de perto. Até elementos como as maçanetas, que parecem modernos, ficam comuns de perto
De feio basta eu” – pensei, ao avistar o Cobalt pela primeira vez, um dia antes da avaliação. Era um modelo LS, versão de entrada. E minha primeira impressão não melhorou muito ao avaliar as versões LTZ (fotos de fora da concessionária) e LT (fotos internas). Faça o teste você também: no primeiro minuto fica um pouco de simpatia por ser uma novidade da Chevrolet, mas cinco minutos o deixarão com a impressão que se trata de um velho conhecido. Linhas quadradas, calotas/rodas nostálgicas, painel digital... Tudo parece com o Kadett, antigo hatchback da GM que foi lançado em 1989 no Brasil, mas numa carroceria ampliada, na linha do Vectra, que saiu de linha.


A frente busca inspiração no já cansado Agile, e a traseira lembra a do Vectra. As rodas e calotas, além de parecerem pequenas perante a carroceria, são muito feias – um dos itens que mudou do Concept para o modelo de produção. Um ponto positivo foi a instalação de piscas laterais, mas parece uma improvisação da peça do Vectra – e é mesmo. Beleza não é fundamental neste segmento, mas é bom.

Calotas parecem as mesmas do Kadett de 20 anos atrás

Sem bater a cabeça

Até aqui falamos apenas do visual (uma questão subjetiva e que pode não ser o fator decisivo de compra). A aposta do Cobalt – “um carro construído de dentro para fora” – é oferecer um ambiente interno agradável, moderno e amplo. 


Esta é uma tarefa cumprida – o entre-eixos é amplo (2,62 metros, o que permite acomodação de pernas mais do que suficiente) e o teto não deixa ocupantes mais altos baterem a cabeça ao sair do carro, como ocorre no Agile. Pena que os bancos, ao menos nos modelos avaliados, eram muito fofos, problema existente também no Corsa. Uma tentativa de conforto que acaba prejudicando a sustentação do corpo em manobras mais bruscas.


Não poderia deixar de citar o porta-malas de 563 litros, que é bem maior do que o anterior recordista da categoria, o Logan, que possui 510 litros. Infelizmente, assim como no Nissan Versa e no sedan da Renault, as dobradiças da tampa podem amassar a bagagem posicionada perto delas.


O velho retornará

A Chevrolet equipa o Cobalt com o motor 1.4 Econo.Flex surgido no Prisma em 2006. Desenvolve 97 cavalos com gasolina e 102 com etanol, gerando 13,0 mkgf de torque, valores inferiores aos 1.6 dos concorrentes. O consumo de combustível não foi marcado nesta avaliação, mas o nível de ruído do Cobalt é reduzido.


O Cobalt terá uma nova versão lançada no segundo trimestre de 2012 equipada com câmbio automático de seis velocidades e o velho motor 1.8 Powertrain, utilizado atualmente apenas no Meriva, que deverá ser descontinuado até lá. O Cobalt com este novo câmbio foi flagrado pelo Auto REALIDADE em setembro.


Astra e Corsa Sedan saíram de linha para dar lugar ao Cobalt, que parte de R$ 39 980, trazendo de série ar-condicionado, direção hidráulica, travas de porta elétricas e desembaçador. Airbags e freios ABS vêm na versão LT, que custa R$ 43 780 (adicionando ainda vidros elétricos, mas apenas nas portas da frente). Completo, o Cobalt LTZ chega a R$ 45 980.


Veredicto: o Cobalt avançou em relação ao Agile, mas continua devendo frente aos rivais. É o mais espaçoso de todos, e maior do que Vectra e Cruze em algumas dimensões, mas cobra caro e tem motor apenas razoável.

Nota Final

8,4




(update 17/12 2011 at 10:12 AM)

Comentários

Xracer disse…
Bem.. eu dei uma boa olhada no Cobalt, a 2 semanas atrás,numa concessionária Chevrolet de minha cidade. O vendedor foi muito solicito e me mostrou o carro. A primeira impressão, como voce disse, é que o carro é grande e feio, principalmente por causa da horrorosa frente de farois imensos monoparábola... mas por dentro me agradei do acabamento, bem melhor do que do Kadett... não me lembrei desse carro não, já andei muito de Monza, Kadett... todos os Chevrolets no Brasil... mas eles podiam ter se esforçado um pouco pra fazer um carro bonito... o carro é muito, muito feio... e gastar R$ 45 mil pra ser ultrapassado vergonhosamente por um Gol 1.6 na esquina ? Tô fora !!!

Chevrolet tem que criar vergonha e voltar a fazer carros que as pessoas gostem do visual e não fazerem estes monstrinhos... de equipamento de segurança eu aprovo, resta ver como ele se sai no Latin NCAP.
Anônimo disse…
Esse artigo diz tudo que precisam saber do Cobalt!

http://sagass.blogspot.com/2011/12/rapidinhass-cobalt-ss.html
Anônimo disse…
Concordo com o anonimo de cima....cobalt dos eua é bemmm melhor! Pra gostar do cobalt nacional tem q ser trouxa ou corno!
Alexandro Mann disse…
O correto da distância entre-eixos é 2,62 m e não 2,88!!!
Alexandro Mann disse…
O correto da distância entre-eixos é 2,62 m e não 2,88!!!
Júlio Max disse…
Ops, FAIL

A distância correta entre os eixos do Cobalt é realmente de 262 centímetros. Obrigado pela correção, Alexandro. O texto foi atualizado.
Daniel disse…
Comprei o cobalt ha poucos dias e estou muito satisfeito com o carro economia de combustível ótima conforto 10 acabamento e tecnologia tb .
Resumindo o cobalt é uma ótima compra .
Anônimo disse…
Sim, amigos, o Cobalt não nenhum primor em matéria de design, mas quando andei no carro achei ele bom. Falta um pouco de motor, é verdade (1.4 16v, cairia bem). Andei tbém no Versa. O mexicano-japonês anda mais e é menos feio por fora (disse "menos feio", pois se o Cobalt é feio, o Versa é estranho). Mas aquele painel de March, com aqueles 3 botões do controle do ar... façam-me o favor! Por dentro sou mais Cobalt! Enfim, nenhum dos dois é perfeito, mas, mesmo assim, são opções bem mais interessantes ao outrora solitário sedã racional Logan.
Lúcia Santana disse…
Existem comentários nessa página que desagradam e contradizem a maioria dos compradores do Cobalt. O cobalt é uma ótima opção sim!
Anônimo disse…
Não sei o carro que os Ilustríssimos amigos possuem,e que carro eles estão comparando com o cobalt,pesquisei varios carro no comercado de varias marcas antes de comprar um LTZ e não achei nenhum no valor do cobalt que oferecesse o conforto que ele têm,
digo uma coisa: gosto não se discute.Uma pessoa que compra um carro motor 1.4 o que ele espera que apotência seja de 1.8 ou 2.0? não entedi! é um belíssimo.... carro que atende muito bem a família,não estou nenhum pouco arrependido, futuro comprador ou proprietário do COBALT, têm comentários hipócritas que não se deve levar em considerações.um abraço a todos
Anônimo disse…
Nem reclamem do motor pq esse motor é otmo o prob q o carro é pesado mais é praticamente um 1.4 cm potencia de 1.6, vide o 16 ve pra e vcs vao ver
marcoherrera disse…
O que lhes parece bonito? Talvez o Forde K"u",ou um Nissapo.Sinceramente,ou querem comparar um carro popular com uma mercedes.Novos carros europeus vem com baixa cilindra e mais potencia,só aki que vcs querem carros 1.8. O negócio é economia e não velocidade. Só fala asneira esse cara.
Anônimo disse…
O Cobalt é feio sim. Muito feio, horrível. Não sei como a chevrolet pôs no lugar do corsa um monstro como o Cobalt. O corsa tinha visual lindo e atual, sem levar em conta que era muito confortável e bom. Caros comentaristas, o carro pode até ter conforto, mas em matéria de beleza e de motor, o Cobalt veio cagado.
Anônimo disse…
O motor 1.4 do Cobalt tem a mesma potência do 1.6 do gol.
Anônimo disse…
O cobalt e bonito sim, e pra quem quer comprar um eu recomendo o problema e que no brasil as pessoas criticam o que nao podem ter...
Anônimo disse…
Particularmente, acho o cobalt um grande carro. O cobalt/2012, tem o motor irmão da valente e forte picape Montana/2012, o econo.flex 1.4( 75,0 kw) 101 H (ABNT) NBR 5484 (com álcool rende até 102 cv) com capacidade de carga de 758 kg mesmo em subidas, conforme especificações da Chevrolet. Passando as marchas corretamente, o cobalt é bom em qualquer estrada, mesmo que às vezes se use uma redução de marchas, para rápidas ultrapassagens e subidas íngrimes. Conforme dados da Chevrolet, ele atinge 100km/h em 11,5s (com álcool). Eu, particularmente, gostei do cobalt por ter dimenções realmente confortáveis, ser nacional e global. O motor 1.4 cilindradas facilita a revenda, o seguro é mais barato, manutenção barata e bom consumo de combustível. Testei o cobalt de um amigo na estrada. Acho que o motor 1.4 (102 cv) atende bem ao porte do carro, em ladeiras e carregado é só reduzir a marcha no câmbio, pisar e pronto. Gostei do porta malas do cobalt, é grande (563 l) ele tem a abertura no controle remoto. O desenho é impactante, chama a atenção, tem inovação, é imponente e bonito. O visual na versão LTZ, traduz o requinte da cintura alta e faróis fortes e estendidos que se harmonizam com o charme das curvas laterais em arcos e com o luxo da chamativa grade cromada. O painel digital em Ice Blue em LEDs com velocímetro digital com dígitos grandes agregados ao computador de bordo (4 funções) é muito elegante. Acho um ponto decisivo para compra-lo os três anos de garantia sem limite de quilometragem conforme a chevrolet, o que denota que o cobalt é resistente e tem qualidade para dar tamanha garantia. Para quem deseja um carro com motor de alta potencia a Chevrolet estará lançando o luxuoso cobalt LTZ 1.8 com cambio automático.
Anônimo disse…
O Cobalt é um excelente carro, o motor 1.4, responde como se tivesse 1.6...
Espaço e itens de série surpreende aos mais exigentes e aos invejosos...
E o fato de parecer com modelos atuais ou antigos da GM, não vejo problema, só prova que ele não é filho do padeiro!!!
Gargalhadas!!!
Anônimo disse…
A polemica sobre o motor 1.4 é coisa do passado. Quem achar o 1.4 fraco agora tem a opção do 1.8 e ainda do excelente cambio automatico de 6 marchas do Cruze. Agora o Cobalt é um sedâ de nível bem superior ao da concorrencia, praticamente pelo mesmo preço. Feio ou bonito, é o melhor custo benefício do mercado. Ponto para a GM.
Anônimo disse…
Muito caro estes carros da GM são um lixo, o povo brasileiro deveria criar vergonha na cara e parar de comprar carro caro durante pelo menos 3 anos até que estas montadoras façam um carro bom com tecnologia, o povo brasileiro deveria ser mais exigente.
carlosavmaciel disse…
Estou trocando Siena EL pelo Cobalt. Pesquisei e não optei pelo Gran Siena 1.4. LTZ custo benefício superou. Espero não me arrepender em deixar a Fiat.
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
O povo fala que o carro é feio, mas se a GM o tivesse lançado com o nome de "novo" Monza, ia vender que é uma beleza...