Antes de qualquer coisa, segurança. Este é e sempre será o pensamento que norteia os princípios da Volvo. Mas o modelo S60 foi também responsável por transformações na montadora sueca.
Design seguia a proposta "Revolvolution" - a quebra da sisudez dos Volvo da década de 1990 |
O S60 foi lançado mundialmente em 2000, desenhado por Peter Horbury e bastante inspirado no S80, sedan topo de linha da marca, apresentado em 1998. A lanterna traseira, por exemplo, tinha design idêntico. Mas na época, o Audi A4, por exemplo, era praticamente uma cópia do A6. E se destacava pelo desempenho (a versão T5 alcançava 250 km/h) e pelo pacote de segurança, que incluía oito airbags, contra dois ou quatro dos concorrentes.
Telefone celular (à esquerda do rádio) não funcionava no Brasil. Na época não havia o sistema GSM de telefonia |
A Volvo preparou em 2003 o S60R (Refinement), uma versão anabolizada do sedan. O visual externo ficou bem mais atraente e o motor ganhou 50 cavalos a mais. Foi o primeiro sedan a continuar a tradição dos modelos R, que iniciou em 1995 com a 850 T5 Wagon.
O Volvo S60 permaneceu inalterado por muitos anos: somente em 2007 recebeu um face-lift que o aproximou (novamente) do S80, embora o sedan grande já estivesse totalmente renovado àquela época.
Face-lift prolongou o ciclo de vida do S60 até 2009 |
Não demorou para a Volvo apresentar um carro-conceito que mostrava muitas das formas do futuro S60. Sua motorização GTDi foi desenvolvida juntamente com a Ford (pouco antes da venda da Volvo para a chinesa Geely). Uma de suas maiores ousadias era a abertura das portas traseiras invertidas, além do teto inteiramente transparente.
Em 2010, chegaram a versão de produção do novo S60 (plataforma Y20) e a até então inédita versão perua, a V60. No Brasil, o S60 é oferecido nas versões T4, T5 e T6, da versão de entrada à mais completa (este último custa R$ 169 000).
Volvo V60, a primeira perua baseada no S60 |
Um FAIL à parte
A principal novidade da atual geração do Volvo S60, o City Safety (sistema que freia o carro automaticamente a uma velocidade abaixo de 35 km/h, caso seja detectado um obstáculo à frente), deu dois vexames no ano passado. Em um teste de demonstração onde compareceram diversos jornalistas, o sistema não detectou uma carreta de caminhão à frente e foi de encontro a ela, a 35 km/h (veja o vídeo acima)! Na época, a Volvo comunicou que “um motorista de carne e osso detectaria este obstáculo e conseguiria frear ou desviar”.
Ainda em 2010, um Volvo V60 não freou e atropelou um boneco de testes. A Volvo alegou que o City Safety teria dificuldades em reconhecer objetos estreitos sem movimento.
O S60 conta entre os carros disponíveis no Volvo The Game, jogo gratuito produzido pela SimBin. Na verdade, há três versões: o Concept (2009), o Concept Race (igual ao primeiro, porém com adesivos típicos das corridas pela carroceria) e o S60 WTCC.
Participações especiais
O merchandising da Volvo nos filmes da série Twilight fez aparecer o C30 e o XC60 nos filmes anteriores. Mas Stephanie Meyer já citava os carros da montadora sueca em seus livros. A mais recente produção, “Amanhecer Parte 1” (Breaking Dawn, 2011), contou com a participação de um S60 na cena da saída de Edward e Bella do casamento, rumo à viagem à “Ilha de Esme”, localizada em algum ponto próximo ao Rio de Janeiro.
Especificações
Volvo S60 T5 2001 Volvo S60 T6 2011
Motor
dianteiro transversal, cinco cilindros, 2319 cm³ dianteiro transversal, seis cilindros, 2953 cm³
dianteiro transversal, cinco cilindros, 2319 cm³ dianteiro transversal, seis cilindros, 2953 cm³
Potência
250 cavalos a 5200 rpm 306 cavalos a 5600 rpm
250 cavalos a 5200 rpm 306 cavalos a 5600 rpm
Torque
33,7 kgfm 44,9 kgfm
33,7 kgfm 44,9 kgfm
Câmbio
Automático seqüencial, 5 marchas Automático, 6 marchas
Automático seqüencial, 5 marchas Automático, 6 marchas
Tração
Dianteira Integral
Dianteira Integral
Rodas
aro 16 aro18
aro 16 aro18
Peso
1427 quilos 1640 quilos
1427 quilos 1640 quilos
Porta-malas
362 litros 450 litros
362 litros 450 litros
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).