O Nissan Inova Show está sendo um grande aliado à divulgação
do March, compacto de quatro portas que já está disponível nas concessionárias.
O modelo vem brigar com Uno, Sandero, Fiesta (RoCam), Picanto, Gol e Novo
Palio. Qual é o melhor? Depende do que você quer, como pode-se conferir na
tabela ao término da matéria.
Um ou outro traço remete ao novo Kia Picanto, mas, diferentemente do que revistas andam dizendo, o March não tem nada parecido com o Chery QQ. |
Primeiramente, o March não empolga tanto pela parte externa – como
todo Nissan. Apesar dos faróis ovais, lateral e, principalmente, traseira, não
têm muita graça.
Traseira não aparece nas propagandas. Não se assuste, a porta do motorista está mal-fechada, mesmo. |
Porta-malas de 265 litros é razoável |
As maçanetas sem pintura e as calotas destoam um pouco, mas não
decepcionam na versão avaliada, 1.0S.
No interior, o March revela seus dotes. O acabamento é
superior à maioria dos hatchbacks básicos (exceto Kia Picanto), o espaço
interno é bom (especialmente para a cabeça) e o modelo vem com airbag duplo em
todas as versões (tática adotada no lançamento do Renault Clio nacional em
1999).
Se o interior não é inspirado, ao menos é bem-montado |
Airbags duplos de série em todas as versões |
Bom sistema de som (opcional) |
Repare na altura do teto |
Botões de vidros elétricos traseiros são duros e pequenos. Maçaneta lembra a do Nissan 370Z, mas sem pintura |
Peculiaridades do Nissan March
O motor 1.6 ainda não está disponível, mas a Nissan promete
liberar o propulsor para o March até o final de 2011. Por enquanto, só o 1.0 16V de 74 cavalos, flex-fuel, presente nos Renault Clio, Logan e Sandero.
O March não terá freios ABS disponíveis nem como opcional.
Isso por conta de problemas no fornecimento de peças na fábrica. A própria
Nissan afirmou que só poderia optar por um dos dois equipamentos no lançamento,
e que o público-alvo entenderia melhor os benefícios das bolsas infláveis do
que dos freios que evitam travamento das rodas, que chegam no primeiro semestre de 2012.
O teto exibe dois relevos, em forma de “U” – ou bumerangue,
como preferir – que deixaram o teto ligeiramente mais leve e silencioso, além
de melhorar a aerodinâmica.
iPad para consultar mais informações sobre o March ou outros modelos da linha |
O bocal do tanquinho de partida a frio localiza-se na
“grelha” próxima aos limpadores de para-brisa. Qualquer descuido poderá
desbotar a pintura do carro.
Você deve ter notado os adesivos na lataria do March
vermelho Fuji, anunciando o preço de R$ 27 790. Na verdade, este é o preço da
versão 1.0 de entrada, sem calotas, ar, direção elétrica ou trio elétrico. Seus
itens de série são “computador de bordo” com cinco funções, conta-giros, tomada
12V e para-sóis com espelhos para motorista e passageiro.
Tomada 12V está numa posição pouco usual |
Ponteiro do conta-giros (série) fica na vertical, como nos esportivos da Nissan |
Veredicto: O Nissan March chega sem pretensões de se tornar
o carro mais vendido, mas possui qualidades como o aproveitamento de espaço, o
bom motor e a garantia de três anos. Antes que se diga que ele é sem graça, a
Nissan disponibiliza diversas “tatoos”, spoiler frontal, saias e rodas de liga
aro 15’’.
Nota Final
8,8
Como o Nissan March reage diante dos concorrentes?
POSITIVO! Espaço para ocupantes, organização da cabine, manutenção,
garantia
NEGATIVO... Consumo com etanol (cidade), câmbio
POSITIVO! Design, sensação de modernidade, consumo
NEGATIVO... Preço completo, espaço na traseira, encostos de
cabeça dianteiros fixos
POSITIVO! Confiabilidade, design
NEGATIVO... Preço completo, espaço (comparado aos concorrentes)
POSITIVO! Design, garantia, equipamentos de série
NEGATIVO... Preço (com IPI elevado), manutenção, porta-malas
POSITIVO! Condições de compra, espaço interno
NEGATIVO... Futuro incerto, acabamento, design
POSITIVO! Espaço interno, porta-malas, preço, garantia
NEGATIVO... Manutenção
POSITIVO! Design, sensação de modernidade
NEGATIVO... Motor 1.0, preço completo
Comentários
O motor 1.0 é apenas suficiente para o Uno; com o 1.4 a situação melhora. Mas, no Palio (mais pesado), o desempenho deverá ser inferior.
(comment atrasado)
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).