Exclusivo: Auto REALIDADE avalia o Chevrolet Camaro RS Convertible

 

Sabe aquela sensação, bastante emplogante, de conhecer um carro raro no Brasil? E o que dizer de um automóvel que ainda não é vendido aqui? Estamos falando do Chevrolet Camaro RS Convertible, lançado no Salão de Los Angeles (EUA) de 2010.


Agora o Auto REALIDADE põe as mãos no esportivo norte-americano, que chegou semana passada pela Canadá Veículos (revendedora oficial da GM em Teresina). Na verdade, nos dois: uma unidade preta e uma branca, trazidas para chamar (ainda) mais atenção para a concessionária e trazer compradores do recém-lançado Cruze (veja a avaliação dele aqui).


O Camaro Convertible surgiu como carro-conceito meses depois do protótipo com capota apresentado no Salão de Detroit de 2006. Estes conceitos apareceram no Salão de São Paulo, e por enquanto apenas o Camaro Coupé 2SS automático é vendido, com 406 cavalos, por R$ 185 000 (o Auto REALIDADE também já andou no carro, veja aqui). O RS Convertible (pack para o modelo 2LT) possui motor 3.6 V6 aspirado de 304 cavalos, torque de 37,7 kgfm e transmissão automática de seis marchas nos modelos avaliados, que se diferem apenas pela cor.


Todo conversível possui suas peculiaridades em relação a um modelo de teto rígido – para o bem e para o mal. Porém, parece que não há o que se preocupar quando o assunto é a rigidez torcional: o Camaro conversível possui as laterais bem largas, que garantem resistência contra impactos laterais, e teve quatro pontos de reforços na carroceria, sem contar que a coluna A ficou mais rígida. Resumindo: o Camaro Convertible é melhor, neste quesito, do que um BMW Série 3 sem capota.


A capota, sempre de tecido preto, abre-se ou fecha-se em 20 segundos e fica parcialmente aparente ao ser guardada.


O espaço no porta-malas, com capota recolhida, é pequeno (220 litros, equivalente ao de um hatchback pequeno), mas tem até um puxador anti-sequestro. Cabe uma pequena crítica: a tampa é meio pesada de se abrir, mas suave para fechar.


A posição de dirigir é muito baixa, como reza a tradição de esportivos. Mesmo com meus 1,80 metro, passei longe do teto igualmente baixo. A maçaneta interna, para combinar, fica quase no chão,


Nem me arrisquei a sentar nos assentos traseiros, que não contam com apoios de cabeça e são adequados apenas à crianças pequenas.


As linhas do Camaro continuam atuais, mesmo com três anos de estrada no mundo. Uma mudança simples em relação ao modelo SS, mas interessante, são os faróis azulados.


As rodas são as mesmas aro 20’’, mas os freios do Convertible não trazem a assinatura Brembo.


O motor, mesmo V6, garante bom desempenho ao Camaro. No interior, poucas novidades em relação ao modelo Coupé: uma delas é a trava e o botão próximos ao espelho, que aciona a capota. O freio de mão continua do lado do passageiro.


A antena “Shark” (presente nos Vectra) migrou do teto para a tampa do porta-malas.


O modelo foi trazido com todas as especificações americanas, inclusive velocímetro em milhas por hora, temperaturas em Fahrenheit e o sistema OnStar, sistema de socorro que pode ser acionado de um botão na parte inferior do retrovisor interno (o serviço é desabilitado no Brasil).


Além disso, o carro tinha etiquetas com tabelas que mostravam a emissão de gases (aliás, elas estavam na média).


A essa altura você deve estar se perguntando: a Chevrolet vai vender o Camaro Convertible oficialmente? Não sabemos. Até o momento, a montadora não realizou campanhas publicitárias ou se decidiu pela importação das outras versões do Camaro (nos EUA há o modelo LT, com preço inferior, além do ZL1, o mais potente). Além disso, os conversíveis são evitados no Brasil por conta dos altos índices de violência. Pelo sim, pelo não, se o Convertible chegar, deve custar por volta de R$ 230 000.


Avaliação Final

Chevrolet Camaro VS. “Meu Carro”

Ainda que eu tivesse um Camaro habitando a garagem, ele perderia minha atenção para o modelo Convertible. Além de ser mais bonito, oferece toda a segurança e o desempenho do modelo original, sem falar que é um modelo ainda exclusivo (apenas algumas importadoras independentes importam o conversível). Os defeitinhos não chegam a comprometer este belo carro, um dos melhores que já passou pelo Auto REALIDADE.


Chevrolet Camaro VS. “Carro do Papai”

O papai ficou com uma ótima impressão do Camaro Convertible: ele ficou espantado com o tamanho (4,84 metros), bem maior do que parece nas fotos. Ele ficou parado observando o carro por 2, 5, 10, 15 minutos... “Ele pede para ser olhado mais uma vez”. Para ele, faltou apenas disponibilizar o sistema OnStar.

Os modelos chamaram bastante atenção dos consumidores

Nota Final

9,5


"Objetos no retrovisor estão mais próximos do que eles aparentam"

Bônus!

Vídeo especial com passagens inéditas da avaliação do Chevrolet Camaro. A música não agradará a todos, mas, enfim...

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