História dos Automóveis: Ferrari 360 Modena


Um dos modelos de maior êxito para a Ferrari foi a 360 Modena, modelo “acessível” da marca do cavallino rampante. Os testes do esportivo “do novo milênio” começaram em 1998 (na época, conhecida como F131), com o lançamento em abril de 1999, no Salão de Genebra daquele ano. 


E, de cara, a Modena (nome em homenagem à uma cidade italiana) surpreendeu pelo seu incrível design by Pininfarina, sem deixar saudades da antecessora F355 (abaixo), igual desde 1994, e que trazia os velhos faróis escamoteáveis, herança das Testarossa (1984).


Com carroceria de alumínio e tecnologia de Fórmula 1 no câmbio, a 360 Modena atingia (segundo a Ferrari) os 100 km/h em 4,5 segundos e os 160 km/h em 10,3 segundos, chegando a 295 km/h. 


O preço, em valores da época, era de US$ 130 000 na Europa. O motor 3.6 V8 traseiro rendia 400 cavalos.


A Modena inaugurava uma nova era na linha da Ferrari, de macchinas mais fáceis de guiar e com cada vez mais semelhanças com os carros modernos, como não deixam mentir a Enzo (2002) e a 612 Scaglietti (2004). Sua presença marcou em games como Need For Speed Hot Pursuit 2, GTR2 e Forza Motorsport 2, sem contar as miniaturas do novo modelo. A 360 teve uma versão especialmente feita ao então presidente da marca (Luca di Montezemolo): a Barchetta.  



Em 2000 chegou o modelo Spider, sem capota, com paleta atrás dos bancos para minimizar turbulência e apenas 100 quilos mais pesada.


Em 2001, quem fez sua estreia foi a Ferrari Modena Challenge, que em relação às versões GT e GTC destinada às corridas perdia o enorme aerofólio na traseira e também os para-choques mais agressivos. O motor produzia 10 cavalos a mais que a Modena original.


A Ferrari Modena ganhou posteriormente as versões Challenge Stradale e 360GTC Fiorano (2004). Esta última tinha 1100 quilos e motor de 445 cavalos, e era um modelo de pista baseado na Challenge que não pode circular nas ruas.


Sua carreira curta, indo de 1999 até pouco depois do lançamento de sua sucessora, a F430, que era 30% igual à antecessora (Salão de Paris de 2004) demonstrou a modernidade e equilíbrio do projeto da 360 Modena. Estima-se que a Ferrari teve cerca de 11 000 unidades produzidas (e várias delas destruídas em acidentes).

O modelo derradeiro, Challenge Stradale. Ficou em linha até 2005.

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