O Auto REALIDADE avaliou o Renault Sandero há alguns meses,
mas, com o lançamento da linha 2012 (que ficou mais barata e mudou por fora e
por dentro) e a curiosidade dos nossos leitores (atiçados pelo Uau! da atriz do comercial), decidimos andar no novo modelo. Desta vez optamos pelo Stepway 1.6,
que, afinal, foi o integrante da família que apresentou as mudanças mais
significativas.
O Sandero sempre foi um carro surpreendente – ao menos nos
comerciais. Derivado do Logan, a própria Renault divulgou suas primeiras
imagens em 2007, com lançamento em dezembro daquele ano. O hatch era
surpreendentemente bonito em relação ao Logan, pelo menos ao vivo – ou naquela
cor Azul do lançamento. Em 2008, a campanha publicitária dizia: o Renault que
você não esperava (lembra?). Este ano o lema segue parecido: surpreenda-se.
Aproveitando a linha de design inaugurada no Brasil pelo
Fluence (caracterizada pelo logotipo Renault sem a “companhia” de grades), o
Sandero exibe nova frente, com novos faróis (o formato é o mesmo, mas o desenho
interno é muito parecido com o do Symbol), novo para-choque (com um “bocão”
parcialmente aberto, totalmente pintado de preto) e novas aberturas laterais
para acomodar os faróis de neblina. O capô não mudou, continua com os dois
vincos que se integravam à antiga grade, que não existe mais.
Na lateral, destaque para as novas rodas ou calotas. A
traseira recebeu lanternas que não mudaram de formato para não alterar a
carroceria, mas ganharam volume e ficaram quadradas. Na versão Stepway, as
lanternas são parcialmente negras, como no Golf. Outra mudança está na
logotipagem, com novas tipologias para os nomes. A palavra “Sandero” situa-se
agora abaixo do logotipo Renault, como no Grand Tour e no Fluence.
Por dentro, as novidades estão na parte central do painel,
que ostenta mais requinte, com espaço para rádio Double-DIN (aqueles maiores,
que têm frente duas vezes maior que um estojo de CD Player comum), moldura em
“Black-piano” (encontrado também no Ford Fusion), novos botões de
ar-condicionado, grafismos novos no quadro de instrumentos (agora, com
iluminação laranja), painéis de porta com tecido e novo volante (nas versões
com airbag), igual ao do Duster.
O espaço interno é igual ao modelo anterior – e ótimo. Pelo
visto, só eu enxergo um problema crônico no Sandero: a porta traseira é pesada
(por conta do recorte alto, com um canto perigoso) e para fechar, o braço é
muito curto e dá impressão de fragilidade, o que faz a pessoa fechar a porta
segurando por ela mesma.
Não há novidades na mecânica: permanecem em linha os motores
1.0 HiFlex de 77 cavalos, 1.6 Hi-Torque de 95 cavalos e 1.6 16V HiFlex de 112
cavalos (avaliado), com 15,5 kgfm de torque. Assim como no Logan, o peso
elevado (1177 quilos) pede um propulsor 1.6, o que deixa o Sandero esperto em
todas as situações.
Se a intenção da Renault é atacar os chineses JAC, Chery e
outros que chegam com mais força, oferecendo um carro competitivo, ela acertou
em cheio. O Sandero 2012 é mais bonito, possui ótimo espaço interno, interior
bem-feito, custo de manutenção aceitável e, além de tudo, ficou mais barato. O
Stepway avaliado caiu de R$ 45 690 para R$ 42 600, diferença suficiente para
pagar o seguro por um ano. O Authentique 1.0 ficou R$ 990 mais barato – agora
parte de R$ 28 700 – diferença considerável, num segmento em que R$ 1,00 conta
muito.
Avaliação Final
Sandero VS. “Meu Carro”
O Sandero é um produto interessante para jovens, com um
design que atrai, com a mesma força, rapazes e garotas. A mudança da linha 2012
não foi profunda (o para-choque traseiro é o mesmo), mas foi oportuna – o
Sandero conservava o visual por três anos, e já dava sinais de descompasso com
os atuais Renault. E a montadora, além de fazer o face-lift no exterior, mudou
o interior e ainda abaixou os preços. Agile, Fiesta, Fox e J3 que se cuidem,
pois o Sandero 2012 vem para conquistar.
Sandero VS. “Carro do Papai”
Foi a primeira vez, em toda a história do Auto REALIDADE,
que uma avaliação negativa foi dada a um carro. A abertura/fechamento da porta
traseira faz o papai se recusar a comentar sobre o Sandero até o problema ser
resolvido (e olha que não existe previsão de próxima geração para o hatch, que
nem mudou na Europa...)
Nota Final
8,8
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