Renault Sandero: surpreende!


O Auto REALIDADE avaliou o Renault Sandero há alguns meses, mas, com o lançamento da linha 2012 (que ficou mais barata e mudou por fora e por dentro) e a curiosidade dos nossos leitores (atiçados pelo Uau! da atriz do comercial), decidimos andar no novo modelo. Desta vez optamos pelo Stepway 1.6, que, afinal, foi o integrante da família que apresentou as mudanças mais significativas.

O Sandero sempre foi um carro surpreendente – ao menos nos comerciais. Derivado do Logan, a própria Renault divulgou suas primeiras imagens em 2007, com lançamento em dezembro daquele ano. O hatch era surpreendentemente bonito em relação ao Logan, pelo menos ao vivo – ou naquela cor Azul do lançamento. Em 2008, a campanha publicitária dizia: o Renault que você não esperava (lembra?). Este ano o lema segue parecido: surpreenda-se.


Aproveitando a linha de design inaugurada no Brasil pelo Fluence (caracterizada pelo logotipo Renault sem a “companhia” de grades), o Sandero exibe nova frente, com novos faróis (o formato é o mesmo, mas o desenho interno é muito parecido com o do Symbol), novo para-choque (com um “bocão” parcialmente aberto, totalmente pintado de preto) e novas aberturas laterais para acomodar os faróis de neblina. O capô não mudou, continua com os dois vincos que se integravam à antiga grade, que não existe mais.


Na lateral, destaque para as novas rodas ou calotas. A traseira recebeu lanternas que não mudaram de formato para não alterar a carroceria, mas ganharam volume e ficaram quadradas. Na versão Stepway, as lanternas são parcialmente negras, como no Golf. Outra mudança está na logotipagem, com novas tipologias para os nomes. A palavra “Sandero” situa-se agora abaixo do logotipo Renault, como no Grand Tour e no Fluence.


Por dentro, as novidades estão na parte central do painel, que ostenta mais requinte, com espaço para rádio Double-DIN (aqueles maiores, que têm frente duas vezes maior que um estojo de CD Player comum), moldura em “Black-piano” (encontrado também no Ford Fusion), novos botões de ar-condicionado, grafismos novos no quadro de instrumentos (agora, com iluminação laranja), painéis de porta com tecido e novo volante (nas versões com airbag), igual ao do Duster.


O espaço interno é igual ao modelo anterior – e ótimo. Pelo visto, só eu enxergo um problema crônico no Sandero: a porta traseira é pesada (por conta do recorte alto, com um canto perigoso) e para fechar, o braço é muito curto e dá impressão de fragilidade, o que faz a pessoa fechar a porta segurando por ela mesma.


Não há novidades na mecânica: permanecem em linha os motores 1.0 HiFlex de 77 cavalos, 1.6 Hi-Torque de 95 cavalos e 1.6 16V HiFlex de 112 cavalos (avaliado), com 15,5 kgfm de torque. Assim como no Logan, o peso elevado (1177 quilos) pede um propulsor 1.6, o que deixa o Sandero esperto em todas as situações.


Se a intenção da Renault é atacar os chineses JAC, Chery e outros que chegam com mais força, oferecendo um carro competitivo, ela acertou em cheio. O Sandero 2012 é mais bonito, possui ótimo espaço interno, interior bem-feito, custo de manutenção aceitável e, além de tudo, ficou mais barato. O Stepway avaliado caiu de R$ 45 690 para R$ 42 600, diferença suficiente para pagar o seguro por um ano. O Authentique 1.0 ficou R$ 990 mais barato – agora parte de R$ 28 700 – diferença considerável, num segmento em que R$ 1,00 conta muito.

Lateral sem modificações
Avaliação Final

Sandero VS. “Meu Carro”


O Sandero é um produto interessante para jovens, com um design que atrai, com a mesma força, rapazes e garotas. A mudança da linha 2012 não foi profunda (o para-choque traseiro é o mesmo), mas foi oportuna – o Sandero conservava o visual por três anos, e já dava sinais de descompasso com os atuais Renault. E a montadora, além de fazer o face-lift no exterior, mudou o interior e ainda abaixou os preços. Agile, Fiesta, Fox e J3 que se cuidem, pois o Sandero 2012 vem para conquistar.


Sandero VS. “Carro do Papai”




Foi a primeira vez, em toda a história do Auto REALIDADE, que uma avaliação negativa foi dada a um carro. A abertura/fechamento da porta traseira faz o papai se recusar a comentar sobre o Sandero até o problema ser resolvido (e olha que não existe previsão de próxima geração para o hatch, que nem mudou na Europa...)







Nota Final

8,8 

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