As impressões do Chevrolet Omega Fittipaldi


O nome Omega ainda diz bastante ao público brasileiro - verdade que o sucesso não é mais o mesmo da década de 1990, quando era produzido no Brasil. Pensando nisso, a Chevrolet reinicia no fim de 2010 a importação do modelo, agora com a versão única Fittipaldi (segunda homenagem ao piloto Emerson Fittipaldi; a primeira foi em 1989, com o lançamento do Monza 500 EF). Assim como o Malibu, a intenção da GM é privilegiar os fàs da montadora, e não torná-lo um campeão de vendas. O Auto REALIDADE foi conferir de perto as mudanças do Omega, e se ele faz jus ao sobrenome...



O Omega Fittipaldi nada mais é do que uma renovação na geração apresentada em 2007 no Brasil. Em relação ao modelo anterior, a principal mudança é o motor: o 3.6 V6 Alloytec com 250 cavalos passou para 292 cv e 36,72 kgfm de torque. Além disso, para-choque dianteiro, grade dianteira, rodas (aro 17'') e aerofólio na tampa do porta-malas (quase imperceptível, veja abaixo) são novidades.



Por fora, as fotos dizem muito pouco. O Omega é do grupo dos carros que não é fotogênico. Pode parecer até que as rodas são pequenas e desproporcionais em relação aos 4,89 metros do modelo. Mas tudo muda ao vivo. Infelizmente é raro topar com um exemplar. Mas, justamente por isso, o Omega Fittipaldi é um carro exclusivo e nem parece tão velho assim - ao contrário do Malibu, que parece ainda mais datado com a chegada da nova geração.

Cadê o DVD?


Tudo bem que o Omega Fittipaldi possa parecer sem sal externamente, mas por dentro ele agrada bastante. O modelo vem com couro bege claro (uma cor que combina bastante com modelos luxuosos), que reveste os bancos e a porção inferior do painel, além das portas. O bom-gosto está presente também no design do volante e do câmbio, na tela touch-screen no painel, saídas de ar na traseira (embora até o Fluence traga o item) e nos grafismos.


Mas nem tudo são elogios no interior do Omega Fittipaldi. Alguns arremates desagradam um pouco, o que pode decepcionar os mais detalhistas. E, um defeito inadmissível, o Chevrolet perdeu o sistema de DVD de teto que o modelo 2008 possuia, e não o traz no sistema multimídia. 


Os fãs de desempenho provavelmente perdoarão o pecado: o Omega faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos, contra 8,1 segundos do modelo 2008. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 235 km/h (ainda assim, alcança mais velocidade que o modelo 2008, que atingia 229 km/h e não possuia limitador). Lembrando que tratam-se de dados de fábrica. Entre os carros vendidos pela GM no Brasil, perde só para o Camaro - de perfil de comprador diferente e que começa em R$ 185 000.

O som do motor do Omega, inclusive, lembra o do Camaro. Grande maioria dos compradores blindarão o carro, mas a Chevrolet garante que as alterações não surtirão grandes efeitos - não é à toa que o teto-solar não está disponível.


O Omega Fittipaldi é um ótimo carro, mas não pelo preço de R$ 128 600. Está certo que, quando esta geração surgiu, os preços começavam em R$ 145 000. Porém a cada mês surgem opções cada vez mais interessantes. Quem curte desempenho pode partir para um VW Jetta TSI, que custa quase R$ 40 000 a menos. E quem gosta de requinte vai adorar os mimos do Kia Cadenza, por preço um pouco inferior. Mas, para quem dá valor ao Omega e quer dar umas voltinhas em direção esportiva, mas vai ficar principalmente no banco de trás, é o carro. Aproveite e seja um dos (poucos) felizardos.

Avaliação Final

Omega VS. ''Meu Carro''

Como eu queria um requinte assim... Mas, se eu fosse executivo, compraria dois carros, um mais formal e outro esportivo. O Omega tenta cumprir bem as duas funções, mas acaba não exercendo nenhuma delas. E, num carro que beira os R$ 130 000, o único entretenimento disponível é o jornal ou o notebook, isso se você trouxer - a falta de DVD Player é injustificável. Sensores de estacionamento frontais seriam bem-vindos.


Omega VS. ''Carro do Papai''

Pena que ele não pode sair acelerando. Fã dos Omega anteriores, há tempos o papai perdeu sua admiração pelo modelo, mais precisamente desde a geração apresentada em 2003 no Brasil. Agora que o Malibu está na faixa dos R$ 90 000, o Omega acaba ficando ''encurralado'' na linha - e ele sentiu falta de teto-solar, que, convenhamos, deveria ser panorâmico ou duplo para um modelo nessa categoria.


Nota Final

8,2


Comentários

Anônimo disse…
Eu tenho um comprei no inicio deste ano é o máximo, elegante e esportivo, de fato o DVD é uma falta, mas demais pontos excelente... Dificíl de substituir
Anônimo disse…
Também tenho um e digo que este é o carro. Um dos sedãns mais legais do undo. A Holden caprichou nesta geração dos Commodore e este carro é muito bom. Quanto aos DVDs, galho fraco. Coloca-se onde quizer hoje em dia a baixo custo. Teto solar? Seria lagal. Agora, este estilo sóbrio, ao mesmo tempo esportivo e clássico é para poucos. O desempenho é ótimo e este camaro de 4 portas , nas mãos certas, faz chover de baixo para cima. Tração onde nosso senhor mandou por, ótima estabilidade, nivel de segurança 5, menos da metade de um Mercedes ou BMW similar....O que podia querer mais?
Sergio S. disse…
Boas,
Estou comprando o meu, só que ainda não tive o prazer de ander nesse carro.
Quanto ao design, tanto do exterior quanto do interior, e características técnicas ele é exatamente o que eu quero, clássico, bonito e discreto com toque esportivo.
Um teto solar realmente agregaria em estética, mas em funcionalidade acho dispensável. Meu carro atual tem e eu nunca utilizo.

ABRAÇOS.
Sergio S.
Unknown disse…
Tive um 1995 que comprei 0 Km 4.1 6 cilindros em linha,e agora tenho um Australiano 2004 blindado,quando comprei estava com apenas 4.000 KM até plastico no porta malas e no carpete tinha original da fabrica hoje está com 70.000 nunca quebrou e é tudo isso que os ilustres proprietários comentaram e muito mais,quanto ao dvd comprei um do omega 2008 para os passageiros de traz e uma central multimidia e instalei ficou show
Unknown disse…
mais o que dizem os proprietarios na hora de comprar as peças de reposição? se encontra no brasil? tem que mandar importar nessas lojas importadores? como fica o suporte da propria concessionaria?
conte um pouco do pos venda, pois não só eu mais varias pessoas sonham com um carro deste mais o medo de não conseguir reparar é bem grande.
Unknown disse…
É verdade, quem tem o carro, por favor nos oriente quanto a manutencao, suas facilidades ou dificuldades, preco e etc.
Unknown disse…
É um carro ótimo, mais as concessionárias não às peças, tem que importar, para os sedãs melhores são os japoneses, mais nenhum se compara ao ÔMEGA FITTIPALDI, essa é minha opinião
Unknown disse…
Hoje no mercado brasileiro, não tem um carro que seja pario, para o ÔMEGA FITTIPALDI, pena que a GM , não vai importar lo mais, teremos que suportar esses carros japoneses e coreanos , a GM não pode deixar o ÔMEGA FITTIPALDI encerrar a carreira desce jeito, nos brasileiros adoramos ele .
Unknown disse…
Hoje no mercado de usados ta uma pechincha, e com quilometragem baixa, e bom estado se você procura um carro descreto mais com uma pitada de esportivo, esse é o carro, anda muito e confortável a pessoa que tem prazer de te lo , tem um sorriso de ponta a ponta, ideal para estradas , você olha o painel e não acredita a velocidade que ta, nem percebe que está a 120 km/h, um carro desse você não andará nesta velocidade nunca se a estrada tiver livre , me desculpe, ninguém é santo essa hora por quê nem eu seria , abraços para vcs que este maravilhoso carro , acorda GM por quê você tirou ele de nós , os melhores fãs do mundo desse carro, desde dos primeiros que chegou em nosso país , os brasileiros sente saudades dele, vou parar se não vou falar mais, estou cansado desses sedãs que se acham confortável e anda muito , não tem , como você via no comercial o ÔMEGA SEMPRE SERÁ ABSOLUTO, ñ terá outro igual a ele aqui no Brasil

Unknown disse…
Hoje no mercado de usados ta uma pechincha, e com quilometragem baixa, e bom estado se você procura um carro descreto mais com uma pitada de esportivo, esse é o carro, anda muito e confortável a pessoa que tem prazer de te lo , tem um sorriso de ponta a ponta, ideal para estradas , você olha o painel e não acredita a velocidade que ta, nem percebe que está a 120 km/h, um carro desse você não andará nesta velocidade nunca se a estrada tiver livre , me desculpe, ninguém é santo essa hora por quê nem eu seria , abraços para vcs que este maravilhoso carro , acorda GM por quê você tirou ele de nós , os melhores fãs do mundo desse carro, desde dos primeiros que chegou em nosso país , os brasileiros sente saudades dele, vou parar se não vou falar mais, estou cansado desses sedãs que se acham confortável e anda muito , não tem , como você via no comercial o ÔMEGA SEMPRE SERÁ ABSOLUTO, ñ terá outro igual a ele aqui no Brasil

Anônimo disse…
Acabo de vender o meu, aceitei uma moto (Srad 750, 2009 - OBS: nao ando de moto) na volta para fechar o negocio e me livrar. Digo para meus amigos a manutenção é absurdamente cara, demorou 1 mes para chegar as peças que comprei importadas e chegando aqui fui taxado pelos correios/RF em 65%. É uma bomba. Quer um carro que anda, confiavel, com bom preço? Faça como eu que adquiri um novo Jetta tsi, filtro, escapamento, mais + chip 300cv; abraço.
Anônimo disse…
Eu possuo atualmente um Ford Fusion V6 2012 o que peca nele e o limitador de velocidade , estou com um projeto de querer mudar um pouco partir pra um Omegão Fittipaldi 2011 preto ou prata tanto faz e sentir a força que esta máquina tem
Unknown disse…
Comparar um Jetta com Ômega só pode ser coisa de maluco. Lindo e confortável o Absoluto.
Anônimo disse…
Jetta com filtro + escapamento + chip = 300 hp e uma pena mas não vai aguentar nem 30.000 km câmbio DSG barulhento e se quebrar o conserto vai custar a metade do valor do carro, sem mencionar a suspensão do Jetta TSI que é super dura e desconfortável.
Anônimo disse…
"... se quebrar o conserto vai custar a metade do valor do carro..." Manutenção do Omega é bem em conta, em comparação? Não acredito nisso... bom carro, absoluto? Talvez...pra época dele
AB disse…
Se precisa chipar já não me serve. Tbm acho parecido com o Voyage. Um visual cansado esses da VW. Vou de Omega.
Unknown disse…
Verdade, rapaz trocar GM por Volks só vc mesmo