Renault Sandero, o carro que você (ainda) pode ganhar


Projetado com a intenção de agradar ao público brasileiro, o Renault Sandero é um dos compactos com melhor desempenho em vendas, concorrendo diretamente com o Chevrolet Agile e o Ford Fiesta em preço. O Auto REALIDADE avaliou a versão 1.0 HiFlex com kit esportivo.


Por fora, o Sandero demonstra ser um carro robusto, oferecendo bom espaço para todos os ocupantes. O mérito é a sua base, a mesma do Renault Logan, modelo projetado para ser espaçoso e concorrer em países emergentes. O diferencial é o visual: enquanto o Logan é careta (mesmo após a re-estilização da linha 2010), o Sandero parece bem mais jovial (verdade que as rodas, a cor preta e o aerofólio dão uma força).


Por dentro, não há milagre: muito plástico e poucos itens de série. Até a direção hidráulica e o desembaçador do vidro traseiro ficaram na lista de opcionais. O Sandero vem de série com preparação para som, para-choques pintados na cor da carroceria, tomada 12 volts, conta-giros, rodas com calotas aro 14", para-sol do passageiro com espelho, protetor de cárter, brake-light, dois apoios de cabeça traseiros, porta-copos e outros pequenos itens.


O motor 1.0 16V rende mais na estrada, porém fica devendo na cidade, onde demonstra ser ligeiramente mais letárgico do que o Logan. Os 1025 quilos são movimentados por um propulsor que rende 77 cavalos com etanol (abastecido com gasolina, o Sandero perde um cavalo).

O tempo de 0 a 100 km/h é de 14,1 segundos, atingindo a máxima de 161 km/h (sempre com etanol, dados da Renault). Em questão de nível de ruído, ao menos é mais silencioso que outros populares.


O Renault Sandero continua a ser uma das melhores opções da categoria de compactos (veja as avaliações do Ford Fiesta RoCam e do Fiat Palio). Com três anos de garantia, amplo espaço interno para passageiros e bagagem e custando R$ 29 690, pode ser um carro para a família. Todo presente é bom, hein?


Avaliação Final

Sandero VS. Meu Carro

O Renault Sandero está nos meus planos para ser meu próximo carro. Mas... para quem vai comprar um carro a médio prazo, recomendo esperar pela re-estilização do Sandero, que seguirá o estilo básico do Stepway Concept.


Defeito do Sandero: o braço da porta não permite segurá-la direito, pois a porta é gigante e muito pesada. Imagine se uma criança tivesse que entrar

Sandero VS. Carro do papai

Apesar do Sandero não fazer o gênero dos carros que podem ser dele, afirma que é uma boa opção, frente a Agile, Fiesta RoCam e Fox. Quanto ao JAC J3, ele prefere não comentar.

Nota Final

8,6


BÔNUS!

Veja como estavam as condições climáticas no showroom...

Comentários

Anônimo disse…
filmou igual seu cú!