Projetado com a intenção de agradar ao público brasileiro, o Renault Sandero é um dos compactos com melhor desempenho em vendas, concorrendo diretamente com o Chevrolet Agile e o Ford Fiesta em preço. O Auto REALIDADE avaliou a versão 1.0 HiFlex com kit esportivo.
Por fora, o Sandero demonstra ser um carro robusto, oferecendo bom espaço para todos os ocupantes. O mérito é a sua base, a mesma do Renault Logan, modelo projetado para ser espaçoso e concorrer em países emergentes. O diferencial é o visual: enquanto o Logan é careta (mesmo após a re-estilização da linha 2010), o Sandero parece bem mais jovial (verdade que as rodas, a cor preta e o aerofólio dão uma força).
Por dentro, não há milagre: muito plástico e poucos itens de série. Até a direção hidráulica e o desembaçador do vidro traseiro ficaram na lista de opcionais. O Sandero vem de série com preparação para som, para-choques pintados na cor da carroceria, tomada 12 volts, conta-giros, rodas com calotas aro 14", para-sol do passageiro com espelho, protetor de cárter, brake-light, dois apoios de cabeça traseiros, porta-copos e outros pequenos itens.
O motor 1.0 16V rende mais na estrada, porém fica devendo na cidade, onde demonstra ser ligeiramente mais letárgico do que o Logan. Os 1025 quilos são movimentados por um propulsor que rende 77 cavalos com etanol (abastecido com gasolina, o Sandero perde um cavalo).
O tempo de 0 a 100 km/h é de 14,1 segundos, atingindo a máxima de 161 km/h (sempre com etanol, dados da Renault). Em questão de nível de ruído, ao menos é mais silencioso que outros populares.
O Renault Sandero continua a ser uma das melhores opções da categoria de compactos (veja as avaliações do Ford Fiesta RoCam e do Fiat Palio). Com três anos de garantia, amplo espaço interno para passageiros e bagagem e custando R$ 29 690, pode ser um carro para a família. Todo presente é bom, hein?
Avaliação Final
Sandero VS. Meu Carro
O Renault Sandero está nos meus planos para ser meu próximo carro. Mas... para quem vai comprar um carro a médio prazo, recomendo esperar pela re-estilização do Sandero, que seguirá o estilo básico do Stepway Concept.
Defeito do Sandero: o braço da porta não permite segurá-la direito, pois a porta é gigante e muito pesada. Imagine se uma criança tivesse que entrar
Sandero VS. Carro do papai
Apesar do Sandero não fazer o gênero dos carros que podem ser dele, afirma que é uma boa opção, frente a Agile, Fiesta RoCam e Fox. Quanto ao JAC J3, ele prefere não comentar.
Nota Final
8,6
BÔNUS!
Veja como estavam as condições climáticas no showroom...
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).