Apresentado ao mundo em 2007, o Need For Speed ProStreet rompeu com muitas "tradições" da série iniciada em 1994. Quando o Underground foi lançado e inaugurou a "era tuning" do NFS, obteve grande êxito comercial e deu origem ainda aos títulos Underground 2, Most Wanted e Carbon.
O ProStreet voltou à luz do dia (bem diferente da noite eterna no NFS Carbon) e deixou de oferecer corridas ilegais/com presença de polícia. Ou seja, a trama se passa em pistas fechadas, sem tráfego de veículos. Isso não ocorria desde o Need For Speed 2, de 1996. Também foi o último título da série a utilizar CD-ROM na versão de PC (todos os NFS seguintes utilizavam-se de DVD's).
Esse jogo também introduziu o pacote único de óxido nitroso (mais próximo da realidade)...
...mudanças no AutoSculpt oferecido no NFS Carbon (agora, peças originais também podem ser modificadas)...
...e o túnel de vento.
Enquanto nos outros Need For Speed podiam-se instalar peças a torto e a direito, no ProStreet todas elas influenciarão no desempenho, no peso e na aerodinâmica.
Portanto, para atingir velocidades finais melhores, recomendam-se spoilers. Se a finalidade do carro é a aceleração, o melhor é aliviá-lo. E, claro, a preferência é por um modelo com tração traseira.
Uma imposição que desagradou muito os fãs de NFS é que, caso você compre um carro, você poderá utilizá-lo apenas em uma das quatro opções de corrida disponíveis (Circuito, Drag - onde deve-se passar as marchas - Drift ou Speed Challenge). Para participar das quatro corridas, quatro carros serão necessários.
E olhe lá - carros com tração dianteira ou integral não podem participar das corridas de Drift, nem das competições de empinadas. As corridas ocorrem em diversas localidades reais, como nos EUA, Japão, Irlanda e Alemanha.
Uma das inovações do NFS ProStreet é o dano real aos carros. Os Need For Speed Hot Pursuit 2 (2002), Most Wanted (2005) e Carbon (2006) apresentavam apenas danos aparentes, mas nada que "impedisse" o carro de andar. O ProStreet possui carros que podem sofrer "light damage" (arranhões, lanternas, faróis e retrovisores quebrados)...
..."heavy damage", que já passa a influenciar no desempenho (danos nos para-choques, capô, para-lamas, etc.) e "totaled", ou seja, perda total do veículo. Qualquer que seja o caso, é possível consertar o veículo (o que sai caro, para desestimular o estilo de direção dos NFS anteriores). A versão para PlayStation 2 e Wii tem menos recursos, devido à menor capacidade de processamento destes aparelhos. Ou seja, eles não possuem danos reais, apenas aparentes.
O game também inova no modo de dirigir. Os carros podem ser guiados sem assistências eletrônicas, como freios ABS e controle de estabilidade (ESP).
Need For Speed ProStreet trouxe vários carros, alguns inéditos, os quais são:
Acura RSX
Acura NSX
Acura Integra Type R
Acura Integra
Audi S3
Audi S4
Acura Integra
Audi S3
Audi S4
Audi RS4
Audi TT 2007
BMW M3 2008
BMW M3 E46
BMW Z4
Cadillac CTS-V
Chevrolet Camaro SS 1968
Chevrolet Camaro Concept
Chevrolet Chevelle 1970
Chevrolet Cobalt SS
Chevrolet Corvette C2
Chevrolet Corvette C6
Chevrolet Corvette C6 Z06
Audi TT 2007
BMW M3 2008
BMW M3 E46
BMW Z4
Cadillac CTS-V
Chevrolet Camaro SS 1968
Chevrolet Camaro Concept
Chevrolet Chevelle 1970
Chevrolet Cobalt SS
Chevrolet Corvette C2
Chevrolet Corvette C6
Chevrolet Corvette C6 Z06
Dodge Challenger R/T
Dodge Charger R/T
Ford Focus ST
Ford Escort RS Cosworth
Ford GT
Ford Mustang GT 2003
Ford Mustang GT 2006
Ford Mustang Shelby GT 500
Honda Civic Hatch
Honda Civic Si
Infiniti G35
Lamborghini Murcièlago LP640
Lexus IS350
Lotus Elise
Mazda RX-7 1995
Mazda RX-8
MazdaSpeed3
Mitsubishi Eclipse 1999
Mitsubishi Lancer Evolution IX MR-edition
Mitsubishi Lancer Evolution X
Nissan 240 SX
Nissan 350Z
Nissan GT-R PROTO
Mazda RX-7 1995
Mazda RX-8
MazdaSpeed3
Mitsubishi Eclipse 1999
Mitsubishi Lancer Evolution IX MR-edition
Mitsubishi Lancer Evolution X
Nissan 240 SX
Nissan 350Z
Nissan GT-R PROTO
Nissan GT-R R34
Nissan Silvia
Nissan Silvia
Pagani Zonda F
Pontiac GTO 1964
Pontiac GTO 2005
Pontiac Solstice GXP
Porsche 911 Turbo
Porsche Cayman S
Porsche 911 GT2
Porsche 911 GT2
Porsche 911 GT3
Shelby GT 500 1967
Subaru Impreza WRX-STI
Toyota Corolla GTS AE86
Toyota Supra
Volkswagen Golf GTi
Volkswagen Golf R32
Subaru Impreza WRX-STI
Toyota Corolla GTS AE86
Toyota Supra
Volkswagen Golf GTi
Volkswagen Golf R32
Ainda existem outros carros, que podem ser ativados por meio de mudanças no código hexadecimal do save do perfil (bastante complicado).
As corridas podem ser vencidas (quando estão brancas) ou dominadas (quando estão verdes). Se você ainda não tem acesso à determinda corrida, seu ícone fica sem pintura (cinza). Os carros podem ser classificados em potência, estabilidade e aerodinâmicas, dos níveis 1 ao 4.
Apesar de todas as inovações, Need For Speed ProStreet foi um fracasso estrondoso de público e de vendas. A versão PC recebeu notas entre 6.5 e 6.9 da crítica especializada (contra 9.0 do NFS Shift, aprimoramento do ProStreet), e notas ainda piores à versão de PlayStation 2. Para os avaliadores, o ProStreet exige muito do computador, tem desempenho estranho e dirigibilidade terrivelmente irreal. Para se ter uma ideia, este NFS foi o que teve o menor número de vendas desde o "Road and Track presents: The Need For Speed", o primeiro da série, de 1994. Em compensação, o game seguinte, Undercover, foi o maior sucesso até os dias atuais. Diz-se também que a trilha sonora (composta por 500 34 músicas do produtor musical Junkie XL, que desde 1999 compõe trilhas sonoras para o game) desagradou o público.
Nota Final
8,5
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).