A atual geração do Honda Civic vive seus meses finais de produção. A última geração, lançada em maio de 2006, revolucionou o segmento e gerou ágios e filas de espera. Mas até os carros mais modernos um dia parecem velhos. Com o City e a versão GLi do Corolla, o Civic só viu suas vendas despencarem de 2009 até os dias de hoje, sem contar que perdeu o título de sedan médio mais vendido para o Toyota. Antes da atual geração se despedir, o Auto REALIDADE traz agora uma avaliação (bom, era para ser do modelo LXL SE [Special Edition], mas, como ela não está presente em algumas concessionárias, andamos no New Civic LXL.Visualmente, o Civic LXL não apresenta muitas novidades em relação aos modelos LXS (modelo de entrada), EXS e Si (top-de-linha e esportivo, respectivamente). O para-choque frontal segue a re-estilização de 2009, enquanto as rodas são exclusivas (embora sejam feias). De resto, nenhuma novidade em relação à geração lançada em 2006. Ou seja: não chama atenção faz tempo, mas trata-se de um design limpo.
O diferencial do LXL é o bom custo-benefício: mais equipamentos, por um preço pouco superior ao LXS. Ele traz a mais controle de áudio no volante iluminado, piscas nos retrovisores, troca de marchas no volante e rodas exclusivas, por R$ 67 340 (o LXS custa R$ 66 660). A versão automática com bancos de couro sai por R$ 72 125.
O interior do Civic continua bem interessante. Mas quem o compara a naves espaciais está fazendo uma coisa errada. O painel digital parece com o do... Civic. O motor é o 1.8 Flex de 140 cavalos (etanol; 138 cavalos com gasolina), que proporciona bom desempenho. Pena que não foi possível fazer medições de consumo, afinal, esta é uma queixa recorrente de donos de Civic. Além, claro, do porta-malas de 340 litros (o Corolla, para citar um exemplo, leva 470 litros).
Em resumo, se você sonhou em ter um Honda New Civic e deseja ter um, aguarde um pouco mais. Os preços dos atuais modelos despencarão em meados de 2011, quando a nova geração chegará às lojas. O esportivo Si sairá de linha, e os preços do novo Civic aumentarão.
O Civic permance firme como uma boa opção no segmento de sedans médios, porém a concorrência vem muito forte. Corolla, Peugeot 408 e Fluence têm estilo mais atual, pacote de equipamentos completo e preços semelhantes. O New Civic não é mais o carro do momento faz tempo, mas, para quem quer um, a oportunidade está chegando à porta.
Avaliação Final
Civic LXL VS. "Meu Carro"
É, com o Civic eu ficaria mais bonito (acho que você entendeu...), mas caso fosse partir para sedans médios, escolheria outro. VW Jetta, Toyota Corolla, Renault Fluence e Peugeot 408 são apenas algumas opções que surgiram, afinal, 2011 aguarda ainda o lançamento do Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra...
Civic LXL VS. "Carro do Papai"
O papai adora novidades, ou seja, ele não gostou do Civic LXL. E nem da nova geração do Civic, classificada como "conservadora" por ele. Porém, reconhece que é um modelo bem-construído e fácil de dirigir.
Nota Final
8,8
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