O segmento de sedans médios-grandes, que contava com Ford Fusion e VW Jetta, ganhou um concorrente de peso: o Hyundai Azera, basicamente igual ao Grandeur coreano lançado em 2005. No Brasil, chegou por razoáveis R$ 138 000, no fim de 2007, mas suas quedas de preço o fizeram ficar mais “popular”, para desespero de quem já tinha um e viu o preço cair até pela metade.
O Hyundai Azera permaneceu atual com a ligeira modificação promovida em 2010, mas ganhou, digamos, concorrências dentro da marca. De um lado o Sonata – situado abaixo do Azera, porém com preço mais alto. Do outro o novo Azera, que foi lançado na Coreia do Sul e pode chegar ao Brasil ainda este ano. Deste ponto de vista, o Azera continua vantajoso? Foi o que fui conferir, na concessionária Smaff.
De perto, o Azera 2011 ainda é bonito – embora não tenha tanta personalidade, especialmente diante dos reluzentes ix35 . Talvez sua marca registrada seja a traseira, rodeada pelas lanternas de LEDs – essa característica permaneceu no Azera 2012.
Todos esses cromados ressaltam que seu perfil não é jovem, apesar das rodas aro 17’’, mesma medida do i30. Mas o motor... trata-se de um 3.3 V6 de 265 cavalos. Faz de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, melhor que o Bravo T-Jet. Mas a verve do Azera é bem tranqüila – que o digam os detalhes de madeira no painel.
O interior é muito refinado, com tons claros, apesar do design pesado e de algumas incoerências (até pouco tempo, o Azera tinha CD, MP3 e toca-fitas!). Espaço bastante amplo, em relação ao Fusion e especialmente ao Jetta (antigo). No entanto, não é tão superior ao novo Sonata, que tem filas e filas de espera. Pena que no dia das fotos fazia calor estimado de 50°C dentro da cabine (que ainda estava plastificada). A madeira quase queimou minhas mãos, então deveria estar próxima dos 90°C!
O Azera encara bem a cidade, e sempre tem força, apesar do consumo elevado (7,9 km/l) e do alto nível de emissões de CO2 (264 g/km). Bastante silencioso, e com preço ainda atraente (R$ 90 000 na tabela, que podem baixar muito em negociações com as concessionárias), o Hyundai Azera 2011 pode fazer frente inclusive ao Sonata, se analisarmos os dois carros racionalmente. Afinal, gastar mais R$ 15 000 pelo novo sedan certamente não é uma idéia bem-vista por todos.
Mas a preocupação é se a nova geração do Azera ameaça o futuro do modelo atual. Não. O momento para comprar o Azera 2011 é agora, afinal, o novo modelo será totalmente diferente, porém bem mais caro, e seguramente acima do Sonata (vale lembrar que seus preços cairão após o efeito novidade passar). Como dificilmente o preço do Azera 2012 será igual ao do 2011, pense bem... caso você não queira chamar atenção, quer muito conforto ao rodar, motor potente e não se importa com o altíssimo custo de manutenção (pior do que o do Honda Accord), abra um sorriso. E leve o Azera para casa.
Avaliação Final
Azera VS. “Meu Carro”
Tem leitor que acha que eu brinco quando digo “meu carro”. Mas é verdade, quem sabe este ano ele sai... O Azera já era visualmente ultrapassado quando foi lançado, mas melhorou um pouco com o face-lift. Mas é um carro que esconde muitas qualidades, e tem conforto surpreendente. O que atrapalha são os gastos na rede Hyundai, de resto é um carro muito bom.
Azera VS. “Carro do Papai”
Amante de sedans, gostou tanto do Azera quanto do Sonata. Pode ser para parecer menos velho (uma mania dele), mas, dos dois, preferiria o Sonata... caso ganhasse um Hyundai de presente. Para ele, o Azera garante tantos benefícios, pelo mesmo preço. Palavra de quem aguarda o lançamento do modelo 2012.
Nota Final
9,1
Comentários
Mas ainda não sei mexer em tudo
São muitos botões... Gostaria de saber curiosidades sobre ele, e dicas. Obrigada
2009
Alguém sabe o preço do IPVA e seguro obrigatorio
Adorei as dicas. Me ajudou a tomar minha decisão.
Att. Felipe
Carro espetacular custo beneficio. 11 962911904
O carro é fantástico, material muito bem acabado, tem um requinte diferenciado onde tas um veículo com um design conservador "que no meu ponto de vista é perfeito, e um nível tecnológico atual.
Pesquisei em três modelos : o Honda Accord, o Ford fusion e o Azera, mas o que mais me chamou atenção foi o Azera por ter um espaço interno maior e o motor por ser mais concentrado.
O veículo foi fabricado com o intuito de durar.
Na parte de baixo, todas as mangueiras são totalmente cobertas para que nada consiga danificar e sem falar no motor.
Encerrado, o veículo é uma verdadeira obra prima, não troco por certos meios de condução atuais, como posso dizer... é um automóvel surpreendente.
E olhe que ainda nem comprei.
Abraço a todos
O carro é fantástico, material muito bem acabado, tem um requinte diferenciado onde tas um veículo com um design conservador "que no meu ponto de vista é perfeito, e um nível tecnológico atual.
Pesquisei em três modelos : o Honda Accord, o Ford fusion e o Azera, mas o que mais me chamou atenção foi o Azera por ter um espaço interno maior e o motor por ser mais concentrado.
O veículo foi fabricado com o intuito de durar.
Na parte de baixo, todas as mangueiras são totalmente cobertas para que nada consiga danificar e sem falar no motor.
Encerrado, o veículo é uma verdadeira obra prima, não troco por certos meios de condução atuais, como posso dizer... é um automóvel surpreendente.
E olhe que ainda nem comprei.
Abraço a todos
O carro é fantástico, material muito bem acabado, tem um requinte diferenciado onde tas um veículo com um design conservador "que no meu ponto de vista é perfeito, e um nível tecnológico atual.
Pesquisei em três modelos : o Honda Accord, o Ford fusion e o Azera, mas o que mais me chamou atenção foi o Azera por ter um espaço interno maior e o motor por ser mais concentrado.
O veículo foi fabricado com o intuito de durar.
Na parte de baixo, todas as mangueiras são totalmente cobertas para que nada consiga danificar e sem falar no motor.
Encerrado, o veículo é uma verdadeira obra prima, não troco por certos meios de condução atuais, como posso dizer... é um automóvel surpreendente.
E olhe que ainda nem comprei.
Abraço a todos
Meu pensamento é esse: investi o dinheiro e até agora falei cada centavo. Abs
Sobre peças acredito que não deve ser muito diferente de um Civic, Corolla, Focus... o que é normal. Não dá para comparar as peças de um Azera com um Palio por exemplo.
Sobre desempenho está ótimo por ser um V6. Média de 7 na cidade (Igual do Astra 2.0) e 11 na estrada.
Pelo carro que é, está barato comparado com os "populares" de hoje em dia que custam acima desse valor e não têm um terço dos recusros do Azera.
E fala a verdade, carro de Patrão. Acabamento Impecável e conforto sem igual.
Mês que vem estou indo buscar o meu na Concessionária.
Tenho um Corolla já a 4 anos e estou muito satisfeito. Estou querendo vendê-lo e estou pensando seriamente em pegar um Azera 2010 ou 2011. Já li muito sobre o carro e fiquei muito satisfeito com o que eu li de um modo geral. Gostaria que alguém me falasse sobre:
1 - A revenda deste carro, será de boa revenda?
2 - Outra coisa que já ouvi falar sobre o Azera: me disseram que, a pesar de não dar problema, é difícil encontrar peças dele quando precisamos, será isso verdade?
3 - A manutenção dele se compara a do Corolla?
Moro em Brasília. Obrigado, fiquem na Paz e aguardo comentários...
Entre dois carro qualquer deles são bem confiável
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).