Desde a criação do Auto REALIDADE, o Toyota Urban Cruiser ocupa local de destaque entre os termos mais buscados do blog. Nada mais justo que dedicar uma matéria especial a ele...
A Toyota apresentou o conceito do Urban Cruiser no Salão de Genebra de 2006.
Era um modelo a meio caminho entre compacto de SUV, desenhado pela equipe de design chefiada por Elvio D'Aprile (que trabalhou anteriormente na Porsche e na Pininfarina) e que buscava referências em modelos já comercializados pela Toyota, como o Aygo e o RAV4, em sua então recém-chegada geração.
Curiosamente, o modelo tinha um conjunto de quatro princípios: P.A.S.S.: Proportion (proporção), Architecture (arquitetura), Surface (superfície) e Special touch (toque especial).
Curiosamente, o conceito tinha um conjunto de malas dentro do porta-malas.
Um pouco mais tarde, no Salão de Paris de 2008, o Urban Cruiser faria sua estreia mundial, já como linha 2009.
O modelo conservou o formato MPV (Multi-Propose Vehicle) presente no conceito projetado pela ED2. No exterior, compete com o Kia Soul e o Nissan Qashqai, embora seja tratado como hatchback. O modelo também é conhecido como Ist no Japão, sendo que Urban Cruiser é seu nome no mercado europeu, onde a Toyota mantém seus produtos mais voltados ao público jovem (compare Corolla e Auris, que tratam-se do mesmo carro, tecnicamente, porém com propostas totalmente diferentes).
Nos Estados Unidos, onde a Toyota criou a marca jovem Scion, o Urban Cruiser ganha o nome xD. O modelo tem 3,93 metros de comprimento, e 314 litros de capacidade no porta-malas, ampliada para 749 com os bancos traseiros com sistema Easy Flat rebatidos.
O Urban Cruiser possui motores 1.3 VVT-i a gasolina de 100 cavalos (responsável por 70% das vendas) e 1.4 diesel D-4D 4x4 de 90 cavalos (responde por 30% do mix de vendas). É um modelo de baixa emissão de CO2.
A jovialidade do Urban Cruiser se percebe pelo fato de não ter recebido qualquer alteração desde que foi lançado, em 2008, com vendas iniciadas em maio de 2009. O Kia Soul, por exemplo, ganhou retoques no interior e teve as maçanetas alteradas, mesmo sendo lançado neste período.
Com 1,52 de altura, o modelo oferece bom espaço interno e interior agradável e jovial. Note os botões do ar-condicionado digital, que parecem flutuar. Não há tanto refinamento, porém Qashqai e Soul seguem a mesma estratégia.
Apesar de dispor de freios ABS com Brake Assist, EBD, VSC e controle de tração, o Urban Cruiser obteve apenas três das cinco possíveis estrelas no teste de crash-test EuroNCAP.
Seria uma ótima opção para o mercado brasileiro. No entanto, a Toyota não dispõe de recursos suficientes para concluir diversos projetos em conjunto. Enquanto a vinda do hatch Auris ainda está indefinida, a montadora trabalha na comercialização do Etios.
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