Velhos novos conceitos: Italdesign Calà


A Italdesign surpreendeu em 1995, com a construção do esportivo Calà. Nem tanto assim pela performance, próximo às Ferrari de época, e sim pelas formas, que primavam pelo arrojo.


Poucos detalhes nos lembram que este é um carro da década de 1990, como as rodas (que já eram aro 18´´, na época) e as lanternas redondas.


O Calà poderia ser muito bem um Lamborghini em outra encarnação. Repare as semelhanças na frente com o Gallardo, que viria a ser lançado apenas oito anos depois.



O motor era um grande 3.9 V10 40V, com 405,5 cavalos à 7200 rpm.


O peso de pouco mais de 1290 quilos favorecia o Calà, que atingia 100 km/h do zero em 5,0 segundos, chegava aos 160 km/h em 10,9 segundos e alcançava cerca de 291 km/h.


A transmissão era manual de seis marchas, e media 4,38 metros de comprimento e 1,22 metros de altura.



Havia certo desequilíbrio de peso entre os eixos: enquanto 37,7% ficavam sobre o eixo dianteiro, o eixo traseiro tinha que suportar 62,3% do peso total.


E hoje? Como seria o Calà?


[Como vocês puderam perceber na placa ND 4 SPD, as fotos são do arquivo do game Need For Speed II Special Edition (1997)]

Comentários