Uma divertida competição entre modelos Ford e Volkswagen



O Auto REALIDADE inova novamente e traz duas avaliações de games, editadas em um mesmo texto: há os que preferem carros da Ford; outros, da Volkswagen. No exterior, foram desenvolvidos dois jogos para entreter os amantes das duas marcas: Ford Racing 3 (para bom entendedor, FR3) e Volkswagen GTI Racing.





O GTI (sigla da VW para Gran Turismo Internacional) larga na frente, pois é dois anos mais jovem que seu concorrente. Enquanto o FR3 foi apresentado em 2004 (e traz alguns modelos de 2005), o jogo da Volkswagen surgiu em 2006. Mas a contrapartida é dada na abertura: o GTI tem vídeos de introdução que demoram a passar, sem contar que a interface (menu) é menos bem-resolvida que a do Ford Racing.

Os modos de ganhar carros e dinheiro são totalmente diferentes. No FR3, nem dinheiro há: é só escolher o melhor carro (que é cedido para fazer a corrida) e seguir em frente.



Já no GTI você precisará escolher entre três carros (Fusca de 1984; Fusca Baja de 1996 e Golf I de 1974) e comprar um dos três, no estilo que consagrou a série Need For Speed.



As corridas do Ford Racing 3 são campeonatos de várias corridas, podendo chegar a seis.



As variações são quatro: Standard Race (a mais comum), Knockout (os dois últimos de cada volta são eliminados), Boost (você tem direito a soltar duas cargas de óxido nitroso a cada volta)...



...e Racing Line (para ganhar Boost controlável, você deve seguir uma linha no solo).



Já no GTI encontramos as corridas tradicionais, além de alguns modos especiais, como Drag (acerte a troca de marcha), Drifting (curvas em velocidade usando o freio de mão), Legal Race Event (não atropele os bonecos), entre outros.

Por enquanto, FR3 e GTI estão razoavelmente equivalentes. Enquanto o primeiro é mais árcade, no outro tem-se um maior foco com a simulação.

Agora temos que falar dos carros. No Ford Racing 3 eles estão divididos em cinco grupos: Vintage (Modelos T e A), Classic (Mustang, Capri, Ranchero, Torino...), Modern (Focus, Mondeo, Falcon, F-150 Lightning...), Performance (Mustang GT 2005, GT Concept, GT90, Indigo...) e Off-Road (EX1, RS200, F-350, F-1...).



No GTI Racing encontramos os Standard (os carros citados no começo: Fusca, Golf I, Kombi...), Attraction (Golf Cabrio III, Country e normal III, New Beetle), Expenses (Beetle Bolide, Golf IV, Golf II...), Initiation e Progress.



Enquanto o FR3 aposta nos mais variados modelos, o GTI apela para veículos mais convencionais. E aqui está um atrativo desse jogo: enquanto no jogo da Ford só é possível repintar o modelo de quatro cores diferentes (em alguns carros, só é possível uma), no game da VW é possível alterar rodas, pintura com vinis, para-choques, peças de motor (inclusive adição de óxido nitroso), suspensão, freios...





Não, não tem Orbital...

Por enquanto, o GTI está na frente. Até a hora de jogar de fato.

Você demora a se acostumar ao modo de pilotagem, ao contrário do FR3, sem contar que os “ganhos”, ou seja, novos carros, demoram a aparecer. No Ford Racing, a cada corrida você desbloqueia um ou mais carros, enquanto no GTI aparecem quatro modelos de uma só vez após muitas corridas.





Em se tratando de tempo de jogo, ambos ficam um pouco cansativos com o tempo: o Ford Racing 3 começa a colocar mais corridas nos campeonatos, e o GTI Racing aumenta o tamanho das pistas de corrida.

Já os efeitos de áudio dão uma leve vantagem para o FR3. Há uma narradora indicando alguns itens, e você escuta mais o ronco do motor, pois as músicas são “de fundo”. No GTI, vários efeitos sonoros (entrada no menu; 3,2,1, GO...) deixam a desejar, lembrando um joguinho para crianças. Já a trilha sonora é melhor.

E os defeitos começam a aparecer. O FR3 não apresenta grande nível de detalhe, praticamente 2/3 dos carros tem a parte interna totalmente negra, exceto os conversíveis e alguns modelos especiais (como o Forty-Nine Concept). Muito pouco para um game que ainda hoje é pago. Já o GTI Racing tem, inclusive, câmera on-board [primeira pessoa, como se você estivesse dirigindo], mas é justamente ela que deixa a desejar: só o volante e as mãos mexem (os ponteiros, não), e quando há forte iluminação, é quase impossível enxergar o painel. Veja o interior do New Beetle e do Golf IV e tire suas conclusões.





O Ford Racing 3 também não cuidou muito dos efeitos do tráfego e da água (abaixo): ela estava presente, mas parecia gelo, pois não se mexia nem apresentava reflexos.



Por ser mais recente, o GTI apresenta algumas coisas a mais, como presença de pessoas na pista e, inclusive... vacas.



Se até aqui o game da Ford está apanhando do Volkswagen, o contra-ataque se dá com os modos de pilotagem.



Além dos modos presentes na Ford Competition, citados acima, há mais alguns interessantes no Ford Collection (Corrida Rápida com os carros e pistas obtidos na Carreira):

Overtake: você deve fazer o maior número de ultrapassagens válidas, ou seja, sem atingir o veículo à frente.



Relay: você vai competir com outro corredor e, na próxima volta, trocar de veículo! Leve em consideração o tempo que você leva para trocar de carro (pegue o vácuo dele até a barra vermelha se esvaziar).



Seconds Out: colete o número de tokens requisitados. Os verdes diminuem um à soma; vermelhos somam um.



Time Attack: o mais entediante, você deve percorrer o circuito no tempo requisitado. Caso não consiga de primeira, há mais duas chances.



Drafting: capture a quantidade de veículos requisitados, pegando o vácuo deles até a barra vermelha esvaziar.



Driving Skills: percorra o circuito no tempo pedido passando entre os cones. Cada cone derrubado diminui um segundo, já cada vez que você passa entre cones você ganha um segundo.



Duel: você e mais um competidor farão uma corrida, na qual o último perde. Na próxima volta vem dois carros, e na última, três.



Isso sem contar o modo Challenge, que dá a você um desafio. Caso você o realize, o carro utilizado é seu (entra no Ford Collection).

Agora os dois jogos estão relativamente empatados. Ambos são pagos (embora haja uma versão de demonstração, ou DEMO, para os dois), mas o GTI Racing é voltado para PCs mais potentes, e é maior: 1,19 GB contra 253 MB do FR3 (ambos devidamente instalados e configurados). A vantagem do jogo Volkswagen é que, quando compactado, tem seu tamanho bem reduzido: 282.612 KB, quase o tamanho do FR3, que é de 227.877 KB, também compactado.

Apesar de ter muito mais veículos (55 no total), o Ford Racing 3 faz uso excessivo das pistas: são 6 off-road, 6 de rua e duas de corrida. Com o tempo, cansa, pois apenas os off-road podem andar em todos os terrenos. Ou seja, se você escolher um carro “normal”, poderá escolher apenas entre 8 pistas (no sentido horário ou no anti-horário: no FR3 cada sentido conta como uma pista diferente...).

O GTI apresenta pistas em diversos locais do mundo: Texas (EUA), Alemanha, França, Itália, Inglaterra... mais um ponto a favor.



Fim de jogo, portanto? (Desculpe o trocadilho, hehe.). Não.

O Ford Racing 3 tem uma carta escondida na manga que pode ser até decisiva na escolha entre um dos dois jogos: é o único a oferecer o modo Split-Screen, ou seja, duas pessoas podem jogar no mesmo computador, enfrentando-se numa corrida.



É bem melhor que o modo Online, que ambos oferecem. Evidentemente nada é ganho nesse modo de dois jogadores, mas é uma diversão e tanto, afinal você não estará interagindo apenas com veículos controlados agressivamente por computadores.

Minha sugestão é deixar os controles W-A-S-D (e teclas próximas) para o Player 2, um pouco distantes do Player 1. Não vá só instalando e começando no Split-Screen, as teclas terão de ser programadas primeiro.



Em resumo, o ideal seria ter os dois jogos em casa para poder analisá-los com calma (é o meu caso). Se for optar por apenas um, lá vem dúvida cruel...

Caso você seja o único que usa o PC para jogar (e que este tenha placa de vídeo 128 MB, DirectX 9.0c, processador de 2.5 GHz...), prefira o GTI Racing, ainda mais se for fã dos modelos Volkwagen. A presença de Fusca, Golf, Kombi e outros carros o animarão.



Mas, de modo geral, recomendo o Ford Racing 3. É tão interessante quando o game concorrente, apresenta muitos carros variados, modo para dois jogadores e tem os requisitos mais baixos. Enquanto o GTI funcionou apenas em dois dos seis computadores avaliados pelo Auto REALIDADE (todos com diferentes configurações), o FR3 rodou nos seis. Bom, não?

Desculpem pelo longo período sem postagens.

Comentários

Unknown disse…
porra e foda nem se quer coloca o link pra baixar
mais é nós parceiro eu acho o link