
O Auto REALIDADE mostrou há pouco tempo o anúncio da Chrsyler indicando o fim de linha do PT Cruiser, e no dia de sua morte "oficial", contamos agora a história deste curioso carro, ainda bastante querido, odiado por alguns, é verdade.

O PT Cruiser, como vários modelos da sua época, foi oriundo de um carro-conceito, o Pronto Cruizer, acima (1998, com "z" mesmo). A ideia foi aproveitada no projeto de hatch "retrô".

Após algum tempo, o PT Cruiser finalmente foi lançado em 1999 nos EUA( sendo produzido em Toluca, no México) e no Brasil em 2000.

Foi lançado nas versões hatch, com visual mais básico (tinha os borrachões pretos, por exemplo), e logo depois, na Panel, destinada a casais solteiros. Esta curiosa versão tem os vidros laterais traseiros opacos, garantindo mais privacidade (não, não é para transporte de carga...)

Logo depois chegou também a versão conversível (abaixo). Em 2003, o PT ganhou a versão GT, apenas nos EUA.

Em 2004 já se planejava uma leve re-estilização. Em 2005 o PT ganhou nova opção de motor e, em 2007, começou a ser comercializado o modelo renovado aqui no Brasil.

O PT Cruiser já teve várias versões: Limited, Touring, Touring Signature Series, Street Cruiser, Limited Edition Platinum Series (2004), Walter P. Edition (2006),
Dream Cruiser Series (de 2002 a 2004, e 2009), Sport (vendida na Inglaterra) e Classic, a maioria exclusiva dos EUA.
Com as dificuldades enfrentadas pela Chrysler entre 2008 e 2009, seu fim de linha foi cogitado (na verdade, desde 2007, com o fim da produção do Dodge Magnum, Chysler Pacifica, entre outros).
Mas o PT continuou no portfolio de modelos da Chrysler. Porém o conversível, abaixo, saiu de linha.

O PT seguiu firme no Brasil, onde a Chrysler fez uma tentativa de melhorar sua imagem.

Porém, não durou muito a sobrevida do PT Cruiser. Apesar de ser um fora-de-linha, continua com o prestígio, a ousadia e a inovação que poderão influenciar os "novos Chrysler", agora feitos sob a supervisão da Fiat, algo inimaginável na época do lançamento do PT.

Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).