
O Renault Clio, quem diria, completou 20 anos esta semana. Mas... como tudo começou? É o que o Auto REALIDADE vai mostrar!
No fim dos anos 1980, a Renault precisava enfrentar os novos compactos das montadoras Fiat, Opel (da GM), VW e Ford: respectivamente, o Uno, Corsa, Polo e Fiesta. O novo modelo recebeu um nome (e não um número, como ocorria na época): Clio, deusa da história na mitologia grega.

O Clio era lançado no Salão de Genebra (março de 1990) e vinha com formas arredondadas e retas, o que não o tornava exatamente bonito, mas simpático.

O modelo, já em 1993, começou a ganhar várias versões, o que, não por acaso, ajudou-o a ficar famoso. Na Europa, eram lançadas as versões RSi (1.8 de 110 cv, abaixo)...

...16S (1.8 de 137 cv) e Williams (2.0 de 150 cv, abaixo).

A versão chegou ao Brasil, onde era um estranho no segmento, pois Corsa, Gol e Palio eram mais básicos. O modelo chegou em 1996, vindo da Argentina.

O Clio fez sucesso no mercado europeu, o que ajudou o modelo a ficar em linha até 1998, quando chegou a segunda geração, totalmente nova. O lançamento foi (também) no Salão de Genebra.

O novo Clio passou a ser fabricado no Brasil em 1999, inicialmente na versão hatch de cinco portas (na Europa, existia a de três).

Nesta geração, ele ganhou uma derivação: o Symbol/Thalia, lançado no exterior em 1999, que por aqui foi vendido como Clio Sedan (2000).

***

Ainda em 2000, surgiu a versão especial Sport 16V, com motor 2.0 de 172 cavalos, e o famoso Clio V6, com 230 cavalos, que faziam o 0 a 100 km/h em 6,4 segundos! A versão tinha ainda um body-kit especial, para resfriar o conjunto mecânico.
Em 2001 era lançado no Brasil o Clio Si, que tinha apenas oito cavalos a mais que o modelo 1.6 normal (abaixo). O modelo começou a ganhar séries especiais: MTV, Joven Pan, O Boticário (sedan), Alizé (sedan), Yahoo!...

Também em 2001 a Europa ganhava a segunda geração, reestilizada, e que chegou por aqui em 2003. Viria também a opção do Clio três-portas.

As versões mudavam de nome: RL (e Yahoo!) davam lugar à Authentique; a RN virava Expression e a RT, completa, agora se chamava Privilège.

Em 2004, o Clio ganhava uma "irmã", a minivan Modus, que poderia ser fabricada no País (o tão falado, entre 2002 e 2004, Projeto J77)

Para a linha 2005, o Clio ganhava motor 1.6 Hi-Flex e 1.0 Hi-Power. Este último virou flex-fuel no fim do mesmo ano.
Em 2005, era lançado o (totalmente novo) Clio III...

...enquanto praticamente no mesmo período o modelo brasileiro ganhava uma leve alteração na frente e na traseira.

Em 2009 o Clio III ganhava outra reestilização.

A Renault abandonou o Clio hatch (já que o sedan saiu de linha), e lançou o Symbol, que nada mais é que o Clio Sedan renovado (veja as portas...).

A marca julga que o Sandero é o modelo adequado para ocupar o espaço de "compacto-premium" deixado pelo Clio...

...afinal este, atualmente apenas na versão Campus, concorre com Mille, Gol G4, Ka...

Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).