Esta comparação faz mais sentido, apesar de ser entre dois carros completamente diferentes: um monovolume lançado mundialmente em 2008, e uma perua fabricada e comercializada internamente oriunda do projeto dos anos 1980 do Gol.
A principal razão que une esses carros é a versatilidade, afinal foram criadas para atender melhor a família dos seus proprietários. Veja quem vai se dar bem nesta briga: Nissan Livina ou VW Parati?
Sabe como é, não é?
* = uma estrela (de cinco possíveis)
% = meia estrela
Nissan Livina: R$ 46 690 (básico)
VW Parati: R$ 46 262 (versão Surf)
Design:
Livina ****
Parati **%
Sinceramente, a Parati tem um estilo muito carregado, que tende a envelhecer rapidamente. Faróis, lanternas, rodas e parachoques são escuros. Já o Livina tem um estilo mais clean, antenado com as tendências da Nissan (a frente lembra a do Tiida e do Sentra), apesar de ser discreta.
Equipamentos:
Livina ****%
Parati **%
Mais uma vitória do Livina. O modelo vem com os itens "básicos" (ar, direção etc.) e airbag para o motorista, sendo o do carona opcional. Já a Parati nem sonha em tem ABS e airbag, ainda que opcionais.
Espaço interno:
Livina ****
Parati ****
A Parati tem um porta-malas muito bom, decisivo para a compra de um carro na categoria, enquanto o Livina oferece espaço menor. Por dentro, o Nissan tem espaço maior para a cabeça e mais porta-objetos.
Painel:
Livina ****
Parati **
O painel do Nissan é bonito e usa materiais convincentes.
Já a Parati compartilha o painel com o Gol geração 4, incluindo o conta-giros difícil de enxergar e os plásticos duros das portas e console central.
Conforto:
Livina ****
Parati **
Na Parati, os bancos são duros, assim como o encosto de cabeça. No Livina você se senta mais alto, enquanto na perua VW a posição de dirigir é mais esportiva, próxima ao solo.
Desempenho:
Livina ***
Parati ***%
A Parati, por ser perua, tem maior estabilidade nas curvas. Porém, em linha reta, o Livina ganha nos testes de aceleração e retomada.
Imagem:
Livina ***%
Parati *%
O Livina é um carro mais discreto, mas quem vê sabe que é um carro recente. Já a Parati é um carro bastante visado por ladrões e um modelo 2010 não é muito diferente de uma geração antiga.
Confiabilidade:
Livina **
Parati ****
A Parati consolidou-se no País como um carro robusto e com baixo custo de manuntenção (embora a reparabilidade não seja tão baixa assim); já ao optar pelo Livina você terá um baixo número de concessionárias e um custo mais elevado de manuntenção.
Custo-benefício:
Livina ****
Parati **%
Para quem deseja um carro familiar com motor 1.6, bom espaço para ocupantes, conforto e sofisticação, a escolha certa é o Nissan Livina.
Já a Parati compartilha as mesmas virtudes e deeitos que o Gol G4: motor fácil de preparar, visual esportivo e custo de manuntenção baixo. Mas prepare-se para o seguro exorbitante, o interior quase todo de plástico e a falta de itens que convençam o motorista de que está ao volante de um carro que custou mais de R$ 45 000.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).