Não é segredo que o governo central da China tem enorme preferência pelos sedãs de luxo da Audi, tanto que o modelo A6 é o carro oficial das autoridades locais. Para a Audi é ótimo e garante status maior em relação às demais marcas, incluindo as chinesas. Mas a situação da Audi pode mudar por causa da Geely.
A marca chinesa recentemente conseguiu aprovação da Ford para assumir a empresa sueca este ano. O projeto da Geely para a Volvo é ambicioso e prevê vendas 2,5 vezes maiores nos próximos anos.
A questão é que a Volvo, em breve sob administração chinesa, precisará ampliar sua presença no mercado chinês e quem melhor para dar esse empurrão? O próprio governo local!
Li Shu Fu, fundador da Geely, apostou alto na aquisição da Volvo e um possível fracasso no controle da empresa poderia minar qualquer chance de outra marca chinesa conseguir fechar negócio semelhante no exterior.
Alguns especialistas ocidentais questionam sobre a capacidade cultural e empresarial dos chineses em administrar montadoras do porte da Volvo, por exemplo.
Então, fazer a Volvo dar lucro e crescer muito nas vendas, principalmente na China, será a tarefa principal da Geely daqui para frente.
Para o Estado chinês, o sucesso da Volvo pode ajudar outras montadoras chinesas, ávidas por ganhar o mercado internacional.
Atualmente, mesmo com a crescente escalada das vendas na China, as montadoras locais estão perdendo cada vez mais terreno para as estrangeiras. Fazer negócios fora do país parece ser a saída mais lógica no momento.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).