Colecionadores celebram Dia Nacional do Fusca



Dia 20 de janeiro foi o Dia Nacional do Fusca, data foi oficializada pela Prefeitura de São Paulo em 1996, justamente o ano em que o carismático modelo deixou de ser fabricado pela segunda vez.

O Fusca – apelido dado ao Volkswagen Sedan pelos brasileiros – chegou ao Brasil em 1961. Os carros vinham da Alemanha em kits totalmente desmontados e eram montados pela Brasmotor em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Em novembro de 1959, a produção do modelo passou oficialmente para as mãos da Volkswagen, que ergueu uma fábrica na cidade de São Bernardo do Campo (SP) apenas para a construção do veículo.

O carro não demorou para assumir a liderança no país e ganhou popularidade, sendo o primeiro carro de muitos brasileiros. Ao longo de suas quase três décadas de existência, o Fusca deu origem a vários outros projetos que utilizavam sua mecânica.

Foram os casos do cupê TL, do sedã VW 1600 (conhecido como “Zé do Caixão”) e da Brasília, além da perua Kombi. Vários automóveis fora-de-série, como alguns modelos da Gurgel e os esportivos da Puma, também aproveitaram os propulsores a ar da VW.

O “besouro” permaneceu em linha até 1986, quando foi substituído pelo Gol, um projeto desenvolvido no Brasil. Mas em 1993,o então Presidente da República Itamar Franco quis incentivar a compra de carros populares e pediu para que a VW ressuscitasse o Fusca. O carro foi fabricado até 1996, totalizando mais de 3 milhões de unidades vendidas ao longo de sua existência.

Em 1999, a Volkswagen decidiu aproveitar o carisma do Fusca e lançou o New Beetle, uma versão completamente diferente do antigo Sedan em termos de tecnologia, luxo e modernidade do projeto. Em comum, ambos têm apenas o sentimento de nostalgia e o design inconfundível de formas arredondadas.

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