Tudo começou com a exibição do Ford 427, no Salão de Detroit de 2003 (Abaixo) .
Assim como o protótipo Ford Forty-Nine antecipava o Thundebird em 2001, a fórmula serviu para a criação do modelo Fusion.
O modelo escapou de se chamar Futura, nome cogitado também para o Focus,...
...mas o fabricante decidiu usar o nome que também é de uma variação do Fiesta Europeu.
Já em 2005 era apresentado no Salão de Detroit o Fusion definitivo, que logo depois chegava às lojas dos Estados Unidos.
Por lá, o carro tinha versões S, SE e SEL.
Havia opção de motor 2.3 ou 3.0 V6.
No Brasil, rumores indicavam que o Fusion poderia substituir o Mondeo, assumindo o posto de top de linha da Ford. O modelo chegou a ser flagrado e, de abril para maio de 2006, começou a ser vendido no País, com antecipação devido à Copa do Mundo, evento que faria a Ford divulgar melhor o modelo.
Por aqui, só foi vendido na versão SEL, com apenas uma opção de motor, a 2.3. O único opcional disponível era o teto solar e só havia o preto e o prata como cores disponíveis.
(Observe as fotos acima e repare que o cenário é semelhante ao usado nas fotos do conceito 427)
Enquanto nos EUA as vendas iam mornas (o Fusion chegou a vender menos que PT Cruiser e Mustang, carros de nicho), no Brasil o modelo obteve boa acolhida, vendendo cerca de 1000 unidades/mês, resultado positivo para um carro feito no México, na cidade de Aguascalientes.
O Fusion, mesmo tendo resultado aquém do esperado nos Estados Unidos, tornou-se o carro oficial da marca na Nascar, a mais tradicional corrida americana, ficando no lugar do Ford Taurus, que saiu de linha em 2006 e teve seu nome utilizado depois no modelo reestilizado do Five Hundred.
Para a linha 2008, apresentada no final de 2007, o Fusion trouxe mais itens, entre eles o sensor de pressão de pneus, de estacionamento, novas cores, além da abertura das portas pelo teclado.
Em 2008 começaram os flagras da nova geração do Fusion.
Este foi lançado no Salão de Los Angeles de 2008 e especulado para ser vendido no Brasil em poucos meses.
De fato, o Fusion renovado chegou em maio desse ano trazendo não só a versão 2.5 com 173 cavalos, versão melhorada da 2.3, como o 3.0 V6, de 243 cavalos.
Atualmente, o preço do Fusion gira em torno de R$ 82 900 para a versão 2.5 e R$ 99 900 para a versão 3.0 V6.
OS COMERCIAIS
Comercial da atual versão: http://www.youtube.com/watch?v=YzZZHsoTDck
ATUAÇÕES EM FILMES
Até agora não se sabe de nenhuma... mas isso não impede você de criar um filme no qual apareça um Fusion.
AS MINIATURAS
Não é tão fácil achar miniaturas do Ford Fusion, pois é um carro ainda recente, mas existem duas opções para dois tipos de bolsos:
Se você anda sem grana e quer ter o Ford Fusion com você, pode comprar a miniatura da Hot Wheels (tamanho 1:64), por R$ 4,99. A versão é de polícia e deixa a desejar nos detalhes, além de ter os vidros fechados (não dá para ver os pormenores do interior).
Já a Maisto faz uma versão do Ford Fusion tamanho 1:24 riquíssima em detalhes, e que abre portas e capô. Pelo preço (R$ 34,99), é uma boa opção. Mas escolha com cuidado, algumas unidades apresentam falhas nos encaixes e rebarbas na pintura e plásticos.
As versões retratadas são a SEL V6, que não foi vendida no País, mas tirando o segundo escapamento, o emblema na traseira e o motor, é igual ao brasileiro.
Já se você quer o novo Ford Fusion 2010 em miniatura, sinto muito, ainda não foi lançado por nenhum fabricante de brinquedos.
Comentários
Marcos Tony
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).