O ano de 2018 inicia com bons resultados anunciados pelo Latin NCAP, que avaliou dois modelos: o Volkswagen Virtus, lançado agora no mercado brasileiro, e o Chevrolet Onix, com estrutura reforçada. O Virtus obteve igual resultado que o Polo: cinco estrelas para adultos e crianças. Já o Onix, em comparação com o resultado zero estrela obtido em 2017, evoluiu: agora tirou 3 estrelas de proteção a adultos e crianças.
Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal (a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% da frente do veículo), impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o carro) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h.
O Volkswagen Virtus, produzido no Brasil, obteve cinco estrelas para a proteção dos adultos (32,56 de 34 pontos possíveis) e cinco estrelas para a proteção de crianças (43 pontos de 49 possíveis). Na verdade, o resultado do Polo foi considerado no impacto frontal e de poste, já que Virtus e Polo são idênticos do para-choque da frente até o pilar B, além de compartilharem a plataforma modular MQB e os assentos traseiros.
Como o Virtus tem uma distância entre eixos maior que a do Polo, foi realizado somente o teste de impacto lateral no sedan, que apresentou o mesmo nível de proteção nesse impacto que o do Polo. Os airbags laterais de cabeça-tórax, de equipamento padrão, mostraram boa proteção em ambos os cenários de impacto lateral. O controle eletrônico de estabilidade cumpre com o regulamento estabelecido pelo Latin NCAP.
Para a segurança das crianças, o Virtus oferece fixações ISOFIX, interruptor de desativação do airbag do passageiro e cintos de três pontos para todos os passageiros de série, permitindo alcançar as 5 estrelas possíveis em proteção infantil. Tanto o Virtus como o Polo proporcionam também proteção para os pedestres, requisito para receber a chancela Latin NCAP Advanced Award.
Como o Virtus tem uma distância entre eixos maior que a do Polo, foi realizado somente o teste de impacto lateral no sedan, que apresentou o mesmo nível de proteção nesse impacto que o do Polo. Os airbags laterais de cabeça-tórax, de equipamento padrão, mostraram boa proteção em ambos os cenários de impacto lateral. O controle eletrônico de estabilidade cumpre com o regulamento estabelecido pelo Latin NCAP.
Para a segurança das crianças, o Virtus oferece fixações ISOFIX, interruptor de desativação do airbag do passageiro e cintos de três pontos para todos os passageiros de série, permitindo alcançar as 5 estrelas possíveis em proteção infantil. Tanto o Virtus como o Polo proporcionam também proteção para os pedestres, requisito para receber a chancela Latin NCAP Advanced Award.
O Chevrolet Onix conseguiu três estrelas para a Proteção dos adultos (20,24 pontos de 34 possíveis) e três estrelas para crianças (32,59 de 49 pontos possíveis). Pelos atuais padrões do Latin NCAP, é a maior nota possível para um carro que não dispõe do controle de estabilidade desde a versão mais simples. Depois do fiasco de zerar estrelas de proteção para adultos no impacto lateral, a Chevrolet decidiu melhorar o Onix e patrocinar a nova avaliação do modelo em 2018.
A nota melhor do Onix é válida para modelos produzidos desde 15 de janeiro de 2018 (a partir do VIN 9BGKS48U0JG313644) e também se estende ao Prisma. O modelo traz mais reforços estruturais contra impactos laterais, elementos de absorção da energia nas portas, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis e um novo cinto de segurança para o motorista. Apesar do melhor resultado, a proteção foi fraca para o peito do adulto nos impactos frontal e lateral. Já a proteção para crianças foi considerada marginal, na simulação com dummy equivalente a uma criança de três anos. O Onix manteve o cinto de dois pontos no centro do banco traseiro. O Latin NCAP alerta a Chevrolet para melhorar a proteção oferecida pelo modelo - o mais vendido do Brasil em 2017.
A nota melhor do Onix é válida para modelos produzidos desde 15 de janeiro de 2018 (a partir do VIN 9BGKS48U0JG313644) e também se estende ao Prisma. O modelo traz mais reforços estruturais contra impactos laterais, elementos de absorção da energia nas portas, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis e um novo cinto de segurança para o motorista. Apesar do melhor resultado, a proteção foi fraca para o peito do adulto nos impactos frontal e lateral. Já a proteção para crianças foi considerada marginal, na simulação com dummy equivalente a uma criança de três anos. O Onix manteve o cinto de dois pontos no centro do banco traseiro. O Latin NCAP alerta a Chevrolet para melhorar a proteção oferecida pelo modelo - o mais vendido do Brasil em 2017.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"O Virtus é mais uma prova de que a indústria local pode produzir automóveis cinco estrelas por um valor cada vez mais acessível, oferecendo uma maior segurança, mesmo antes de ser exigido por qualquer requerimento governamental em nossa região. As melhoras do Onix são uma importante notícia para nosso mercado. É alentador ver como os fabricantes de automóveis levam em frente essas melhorias tão relevantes. Mais uma vez, o Latin NCAP demonstrou que os testes dos diferentes modelos, e a publicação de seus resultados, são ferramentas muito poderosas e eficientes disponibilizadas para melhorar a segurança dos veículos no mercado latino-americano, mesmo antes, e em um nível mais alto, que qualquer exigência a respeito por parte do governo regional. Portanto, o Latin NCAP faz um chamado a todos os governos da América Latina para eles adotarem, urgentemente, a certificação dos padrões de testes de impacto frontal e lateral das Nações Unidas, ESC e Proteção de Pedestres. Enquanto isso é implementado, os testes do Latin NCAP devem ser obrigatórios para todos os automóveis do mercado. Assim, todos os consumidores terão informações claras acerca da segurança oferecida pelo carro que planejam comprar.”
Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretora do Latin NCAP, disse:
“Iniciar o ano com esses resultados é muito alentador. Os fabricantes querem mostrar que podem produzir veículos com bons níveis de segurança e, também, melhorar uma ruim qualificação conseguida nos testes do Latin NCAP. É demonstrado, mais uma vez, que os resultados do Latin NCAP, sejam bons, sejam ruins, divulgam resultados positivos, impulsionando o mercado a aperfeiçoar a segurança dos veículos. De nosso lugar, parabenizamos a Volkswagen e a Chevrolet e esperamos que os outros fabricantes acompanhem esse mesmo caminho.”
A próxima série de resultados do Latin NCAP será apresentada no mês de março.
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