A Renault pretende explorar o potencial do segmento de utilitários esportivos atuando em várias frentes de ataque. Até o final do ano, o Clio será substituído pelo Kwid, compacto com estilo aventureiro (ao estilo de Mobi Way e cross up!). Já no segmento premium, a aposta é o Koleos, lançado em 2007 e que este ano estreia sua segunda geração, inteiramente nova e que carrega as diretrizes que nortearam o desenvolvimento dos mais recentes modelos da montadora francesa.
O Koleos se propõe a ser um SUV autêntico, com tração nas quatro rodas, distância em relação ao solo de 21 centímetros, ângulo de ataque de 19º e âmgulo de saída de 26 graus. Externamente, o modelo se destaca pelos faróis e lanternas bastante prolongados, que aumentam a impressão de largura da carroceria (de 1,84 metro sem retrovisores), além da grade com filetes cromados, molduras de proteção nas portas, rodas de até 19 polegadas, barras de teto em alumínio e detalhes de estilo curiosos, como o aplique cromado que nasce nos faróis e se estende até as portas dianteiras.
Estarão disponíveis sete opções de cores - Ultra Silver, Universal White, Metallic Grey, Metallic Black, Mineral Beige, Meissen Blue e Solid White - além de quatro opções de rodas: Silver Grey Esquis (17 polegadas), Silver Grey Taranis (18 polegadas), Erbé Grey Argonaute (18 polegadas, com acabamento diamantado) e Erbé Grey Proteus (19 polegadas, com acabamento diamantado).
Por dentro, o Koleos acena com um interior espaçoso e que traz tecnologias aplicadas em modelos como o Talisman. Em comparação com um sedã tradicional, a posição de dirigir do Novo KOLEOS é 15 centímetros mais alta, fator diretamente ligado à sensação de segurança proporcionada pelos SUVs. Já a distância entre-eixos de 2,705 metros (o comprimento total é de 4,67 m) garante amplo espaço interno - como exemplo, os ocupantes dos bancos traseiros têm 28,9 cm de espaço para os joelhos. O console central é emoldurado por dois pilares.
Entre os acessórios disponíveis, estão: jogo de soleiras, engate de reboque removível, linha de acessórios de carga para o teto, incluindo as barras de teto QuickFix, capas cromadas para os retrovisores externos, defletores de ar dianteiros e traseiros, além de protetores para as soleiras das portas e do porta-malas, organizadores de porta-malas e acessórios para proteção da carga.
Os bancos do Koleos trazem espuma de densidade variável; nas versões mais completas, estão disponíveis assentos dianteiros com seis opções de ajustes por comando elétrico, ajuste elétrico do encosto, assentos e encostos aquecidos, com duas opções de temperatura, ventilação integrada, também com duas opções de temperatura, além de acabamento em tecido (Titan Black ou Platine Grey), tecido misto / TEP (Titan Black), ou couro (Titan Black, Platine Grey ou Siena Brown).
Na traseira, a parte posterior do banco possui forma de concha e os assentos podem ser aquecidos em duas opções de temperatura. Já o porta-malas traz capacidade de 600 litros, com assoalho plano, alças para rebater o banco traseiro em 60/40 de forma rápida (liberando espaço de carga de 1690 litros), abertura da tampa elétrica por movimento do pé sob o para-choque, além de 35 litros de espaço adicional, incluindo um porta-luvas de 11 litros e um recipiente de 7 litros no console central.
O interior lança mão de materiais resistentes a riscos, como o cromado acetinado presente no volante, na alavanca de marchas e nas molduras das saídas de ar. Painel e portas possuem superfícies macias ao toque, enquanto os revestimentos de couro dos bancos e dos apoios de braços exibem pespontos em tons contrastantes. Há ainda a seleção de luzes ambiente, que vai do verde e azul ao vermelho alaranjado e violeta. Também para promover o bom convívio entre os passageiros, está disponível o teto solar elétrico com área de 0,80 m².
A versão de entrada do Koleos vem de fábrica com um sistema de som que conta com uma tela de 4.2 polegadas em formato paisagem, oferecendo Bluetooth para chamadas telefônicas e streaming de áudio, além de rádio digital (conforme o mercado), entradas USB e auxiliar. A partir da versão intermediária, o modelo vem com o sistema multimídia R-LINK 2 (disponível com tela de 7 polegadas, em disposição horizontal, ou de 8,7 polegadas posicionada na vertical), que traz GPS com representação de construções em três dimensões, funções táteis de tablet (zoom com dois dedos, rolagem de página, arrastar e soltar, etc.), Bluetooth, entradas USB e auxiliar, tomada de 12 Volts e, dependendo da versão, entrada para cartão de memória, além de comandos de voz, quatro telas customizáveis, com widgets para um acesso rápido às funções mais utilizadas, opção de som Bose com 13 alto-falantes acesso a aplicativos disponíveis através da loja R-LINK Store e dados de condução (velocidade, rotações por minuto, consumo de combustível etc.) exibidos no computador de bordo em uma tela colorida personalizável de 7 polegadas.
As portas contam com ângulos de abertura de 70 e 77 graus na frente e atrás, e o design delas evita que as soleiras fiquem sujas. Por se tratar de um modelo a ser vendido em diversos locais do mundo, há recursos para determinados países, como volante e o para-brisa aquecidos, além da partida remota pela chave. Até o filtro de cabine é um opcional a depender da região.
Em termos de segurança, o Koleos traz airbags frontais adaptativos, airbags laterais para os passageiros dianteiros, airbags de cortina, encostos de cabeça que protegem contra lesões (o chamado "efeito chicote"), bancos dianteiros anti-mergulho, fixação ISOFIX e cintos de segurança equipados com pre-tensionadores e limitadores de carga, além dos controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração, assistência à frenagem, distribuição eletrônica da frenagem e assistência de partida em ladeiras. A depender do mercado, há ainda o sistema de Frenagem Automática de Emergência (AEBS), o Alerta de Saída de Faixa (LDW), Alerta de Pontos Cegos (BSW), Detector de Fadiga (UTA), câmera de ré, acendimento automático dos faróis baixo ou alto (AHL), sensores de estacionamento (traseiro e laterais) e sistema de estacionamento semi-automático (Easy Park Assist).
A depender do mercado, o Koleos terá duas motorizações movidas a gasolina e outras duas a diesel. O 2.0 a gasolina de quatro cilindros e 16 válvulas, duplo comando de válvulas e injeção direta entrega 145 cavalos a 6000 rpm e torque de 20,4 kgfm a 4400 rpm, com mais de 80% do torque disponível a partir de 2400 rpm, podendo ser associado a um câmbio manual de 6 marchas (apenas nas versões 2WD) ou ao automático X-Tronic CVT (versões 2WD ou 4WD).
Já o motor 2.5 a gasolina de 16 válvulas, 4 cilindros e duplo comando de válvulas rende 170 cv a 6000 rpm, com torque de 23,8 kgfm a 4000 rpm - mais de 20 kgfm disponíveis a partir de 1800 rpm. Terá opções de tração em duas ou quatro rodas, esta última com câmbio CVT.
Os motores a diesel atendem à norma Euro 6 e são equipados com Stop & Start (desligamento automático em paradas para poupar combustível), catalisador-acumulador de NOx e filtro de partículas. O 1.6 dCi rende 130 cavalos a 4000 rpm e torque de 32,6 kgfm de 1750 a 2250 rpm, com tração dianteira e câmbio manual de 6 marchas ou CVT, enquanto o 2.0 com turbo de geometria variável, injeção direta common rail e injetores piezelétricos rende 175 cv a 3750 rpm e torque de 38,8 kgfm disponível entre 2000 e 3000 rpm, também com opções de transmissão automática X-Tronic (versões 2WD e 4WD) ou do câmbio manual de 6 velocidades (apenas para as versões 4WD), conforme o mercado.
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